Aprenda como fazer um controle de estoque eficiente

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos. No entanto, ao tornarem esse sonho em realidade muitos empreendedores se veem cercado de mais desafios do que se quer imaginavam. De início é tudo mais complicado, mas, com o tempo, começam a perceber a importância de alguns procedimentos, como o controle de estoque, para o sucesso do investimento.

Não importa qual seja o tamanho da empresa: pequena, grande, média, um e-commerce ou um food truck. Fazer o controle de estoque é imprescindível, pois, só assim é possível ter uma gestão eficiente de todos os produtos e materiais que entram e saem da sua loja.

Se mal feito, o controle de estoque pode causar um efeito dominó e trazer muita dor de cabeça para você. Por isso, aprenda agora tudo o que você precisa saber para fazer uma gestão de estoque eficiente e, assim, garantir o sucesso do seu negócio.

Regra nº1 no controle de estoque: Registre tudo

Cada produto que entra ou sai da sua empresa significa dinheiro investido e/ou possibilidade de rendimento. Por isso, é fundamental fazer um cadastro único para cada item, com código, descrição, data de aquisição ou venda e, claro, o valor unitário. Tenha uma planilha de estoque que controle. Pois, seja manualmente ou por um sistema informático – sendo esse mais seguro e prático – é obrigatório manter uma rotina de registro para o controle de estoque.

Padronize o registro

Mesmo que o negócio seja pequeno e que tenha, no máximo, duas pessoas que acessam o estoque, é preciso criar padrões. Isso vale para a descrição dos produtos, para os códigos e para o sistema de preenchimento de todas as outras informações. Assim, diminui-se consideravelmente a chance de erros comuns no dia a dia como, por exemplo, o cadastro duplicado, o que pode prejudicar o controle de estoque.

Item por item

Existem muitos tipos de estoque, alguns com muitos itens e com alto giro e outros com poucas quantidades e uma saída mais lenta. Apesar das diferenças nos tamanhos e padrões, uma sugestão interessante é criar um “inventário rotativo”. Ou seja, a cada dia fica programado a verificação de um determinado item. Assim, fica mais fácil identificar um erro no controle de estoque antes que ele se torne mais sério e afete a empresa financeiramente.

Atenção às validades dos produtos

No setor de food service um dos maiores desafios é conseguir gerir os alimentos de acordo com a validade, usando os produtos de maneira eficiente e evitando possíveis desperdícios. Por isso, no controle de estoque de um restaurante, bar, lanchonete ou qualquer outra cozinha profissional é preciso saber priorizar o uso dos alimentos perecíveis, criando uma lógica de acordo com o vencimento e, assim, fazer uma gestão eficiente de todos os produtos.

Organização do espaço

De nada adianta investir num programa de controle de estoque, com as mais novas tecnologias, se não existe uma organização do espaço físico. O sucesso do seu negócio depende da sua agilidade, eficiência e qualidade. Imagina perder tempo de atendimento tentando encontrar um determinado produto em um estoque bagunçado? Um verdadeiro prejuízo financeiro e ainda maior para a imagem da sua empresa.

Organize as compras

Um dos grandes erros no controle de estoque e na gestão de um negócio está no planejamento das compras. A verdade é que muitos empresários, por inúmeras razões, acabam deixando isso de lado e não organizam as necessidades de compras para o uso no dia a dia da empresa. Assim, acabam por gastar mais na compra de materiais e insumos, diminuindo o potencial de rentabilidade e de crescimento do negócio.

Ser empreendedor é um desafio constante. No entanto, seguindo as práticas corretas como controle de estoque e um excelente gerenciamento, seu negócio tende a se tornar um grande sucesso. Fique atento as dicas do blog da SumOne para entender mais sobre o mundo do varejo!

Você também pode gostar de:

Veja também

Quem já teve que passar pelo desafio de montar um time sabe que contratar funcionários para o seu

Na intenção de alavancar as vendas e divulgar o negócio, muitos empreendedores apostam em promoç

Fazer o fechamento de um estabelecimento comercial no final do dia é uma jornada repleta de ativida

Tendências para o Varejo
Custo de novo cliente
Planilha de Conciliação de Cartão

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS