Clima organizacional no varejo: qual é a importância para o meu negócio?

Desde 2015, o Brasil vive um período delicado no cenário econômico. Essa instabilidade acaba gerando um clima de insegurança tanto para os empresários quanto para os funcionários. No setor do varejo, que lida diretamente com o público e vendas, os impactos tornam-se mais perceptíveis e podem afetar negativamente em diferentes aspectos na empresa. Por isso, focar no desenvolvimento e na melhoria do clima organizacional pode fazer toda a diferença para manter o negócio no caminho do sucesso.

Seja nos maus ou nos bons momentos, é fundamental trabalhar no sentido de manter o clima organizacional o mais positivo para todos os colaboradores. Capacitações, oportunidades, remuneração e qualidade de vida são alguns dos pontos que, se valorizados, prometem integrar muito mais os funcionários e garantir uma equipe focada em bons resultados.

O que é o clima organizacional

A ideia de clima organizacional e o seu estudo surgiu nos anos de 1930. No entanto, foi a partir da década de 1960 que a cultura organizacional se tornou de interesse das grandes empresas e, cada vez mais, surgem pesquisas e estudos sobre o tema em todos os setores, inclusive no varejo.

O clima organizacional tem como objetivo principal entender as necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores. Este conceito vem sendo desenvolvido desde então e ao longo das últimas décadas permitiu aos administradores e gestores a terem uma nova perspectiva sobre o trabalho. A partir dele começou-se a pensar no cotidiano dos funcionários, nas motivações, satisfações e todos os aspectos relevantes para a qualidade do trabalho e também da vida de cada um.

Através da percepção dos colaboradores, que pode ser conhecida com questionários de pesquisa, torna-se possível ter uma visão geral do ambiente organizacional da empresa e, assim, identificar os pontos positivos e os negativos. Para então, buscar soluções que melhorem a o clima organizacional e, consequentemente aumente a produtividade.

Como melhorar o clima organizacional no varejo

Independente do tamanho, é muito importante promover a cultura organizacional no seu negócio. Quando falamos do setor do varejo e do contato direto que os colaboradores têm com o consumidor final, isso se torna ainda mais importante.

O clima organizacional pode ser trabalhado em diferentes aspectos e, ao contrário do que muitos pensam, a remuneração não é o principal motivo de insatisfação como mostra uma pesquisa do Hay Group. Oportunidades, integração e valorização pessoal estão entre os pontos-chave que podem desenvolver o ambiente organizacional. Confira algumas formas de trabalhar este conceito:

Invista na capacitação: Quando um funcionário sente que a empresa está investindo nele, seja com cursos, formações ou workshops, ele se sente valorizado e disposto a retribuir isso com o melhor trabalho possível. No varejo, o ideal é investir em treinamentos de técnicas de venda, de excelência em atendimento ou até mesmo em outras línguas, que pode fazer toda a diferença nas regiões turísticas ou grandes centros de negócios.

Integração da equipe: Um líder ou gestor preocupado com o clima organizacional precisa fomentar a integração dos colaboradores. É importante que o funcionário veja que existem mais relações, que vão além da subordinação. Promova atividades fora do horário de trabalho, de caráter social, que ajudem a aliviar o stress como happy hours, passeios culturais ou outros programas focados na integração e diversão.

Bem-estar e qualidade de vida: Nos dias de hoje, essas duas características são vitais. Quando um funcionário sente que a empresa está preocupada com a saúde, bem-estar e qualidade de vida dele, aumenta ainda mais a vontade e disposição de contribuir para o time. Incentivar seus colaboradores a fazerem atividades físicas e a manterem uma alimentação saudável traz impactos diretos e positivos para o clima organizacional.

Remuneração: Por mais que este não seja o item número um na lista de insatisfações, o salário tem impacto direto em todos os pontos anteriores e no clima organizacional. Sabemos que  nem sempre é viável aumentar a remuneração, principalmente em momentos de crise. Contudo, busque maneiras de valorizar aquilo que o colaborador já recebe, como criar parcerias com descontos em estabelecimentos como restaurantes, academias entre outros.

 

E você? Já aplicou algum questionário de pesquisa sobre o clima organizacional? Se não, comece já a pensar nesta questão para desenvolver o seu negócio.

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