Como escolher bons fornecedores

Um dos grandes desafios no setor do varejo é saber como escolher bons fornecedores. Para os donos de negócios de médio e pequeno porte, a dificuldade pode ser ainda maior. Mais do que uma questão comercial, esta é uma relação que precisa ser focada na parceria, beneficiando as duas partes envolvidas e garantindo o melhor resultado para os seus clientes.

A escolha dos fornecedores influencia na logística,  na organização e controle do estoque, e claro no desempenho das vendas da sua loja. Com bons fornecedores trabalhando ao seu lado, você evita situações que podem colocar o seu negócio em risco tais como a falta de produtos, atrasos nas entregas e a falta de cumprimento das suas metas.

Saiba agora o que deve considerar como escolher bons fornecedores e garantir melhores negócios.

Histórico do fornecedor

Um dos maiores erros de muitos comerciantes é focar a escolha dos fornecedores apenas nos preços. Esta é uma atitude que, apesar de comum, pode se tornar um tiro no pé. O primeiro ponto a ser considerado é verificar o histórico da empresa que você está considerando para ser sua fornecedora.

Recolha o máximo de informações que puder, procure por ela em sites como Reclame Aqui, veja há quanto tempo a empresa está no mercado, pesquise sobre outros clientes com que ele já tenha trabalhado e não hesite em pedir referências. Quanto mais feedback você tiver, maior será a chance de acertar na sua escolha por fornecedores.

Produtos de qualidade

Assim como o histórico, a qualidade dos produtos também fazem toda a diferença. Não há nada pior para o seu negócio do que investir em produtos de baixa qualidade. Por mais tentador que os preços possam parecer à primeira vista, esta é uma hipótese que deve ser deixada de lado.

Produtos de baixa qualidade afetam diretamente aquilo que você tem à venda na sua loja. Além disso, pode prejudicar a sua imagem, fazendo com que você perca clientes e impactar na reputação da sua marca.

Comunicação

Verdade seja dita, uma parceria só pode dar certo quando existe uma boa comunicação entre as duas partes. Bons fornecedores estão sempre atentos a esta questão e priorizam este fator desde o momento inicial, que é o do orçamento. Além disso, é preciso que eles estejam atentos às suas necessidades e saibam negociar quando for preciso.

Uma boa comunicação entre a sua loja e os seus fornecedores, significa evitar problemas comuns como atrasos, falta de produtos e outras questões que podem causar consequências graves para o funcionamento da sua loja.

Valores

O velho ditado de que “o barato sai caro” pode ser aplicado numa discussão sobre a escolha dos fornecedores. No entanto, isso não significa que aqueles que têm preços mais altos sejam os melhores do mercado.

Na hora de escolher os fornecedores para a sua loja, levar o preço em consideração é uma atitude inteligente. Contudo, este não deve ser o único fator de decisão na hora de fechar um contrato.

Sendo assim, tenha em mente sempre estes pontos quando estiver preparando a sua lista de fornecedores.

 

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