O atendimento continua sendo sua principal carta na manga

Pare e pense o seguinte: quais são os estabelecimentos comerciais em que você é um cliente assíduo? Reflita também sobre quais são os motivos que te levam a voltar a estes lugares. É provável que rapidamente você chegue à conclusão de que o bom atendimento ao cliente seja um dos principais motivos para que você tenha se fidelizado a uma determinada loja.

Atender bem é uma das regras fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Por mais fantástico que sejam os produtos que você vende, se não existir um cuidado com a maneira com que você recebe e cuida dos seus clientes, é possível que a sua loja não tenha um futuro muito longo. Contudo, se você chegou até aqui, é porque está interessado em ter excelência no atendimento, não é mesmo?

Então, vamos lhe mostrar  o porquê do atendimento continuar sendo a principal carta na manga no setor do varejo.

A importância do atendimento ao cliente

O cliente se sente atraído pela vitrine de uma loja, se encanta com os produtos, com os preços e com as possibilidades que existem lá dentro. Ele decide entrar e conhecer um pouco mais. Contudo, ele acaba sendo mal atendido. Esta é uma situação que pode acontecer por diversas razões, seja uma demora para acolher o cliente, uma resposta mal dada ou até mesmo outras questões mais sérias. Qualquer dono de loja ou cliente já passou por uma situação dessa. E, verdade seja dita, é provável que você deixe de ser cliente ou perca esta pessoa para sempre.

O atendimento ao cliente é o seu cartão de visitas e a sua melhor propaganda. Satisfazer as necessidades dos clientes e surpreendê-los é quase uma garantia de recebê-los novamente na sua loja. Assim como a importância de que eles indiquem o seu negócio para outras pessoas. Focar num bom atendimento ao público é uma das melhores maneiras de conquistar clientes e fidelizá-los.

Bom atendimento contribui para conversão online

Hoje em dia, o bom atendimento vai muito além da maneira como você trata os seus clientes dentro da sua loja. Cada vez mais, as pessoas estão integrando os dois universos: físico e virtual. Ou seja, é preciso se preocupar também com a qualidade do atendimento ao cliente online, tenha você um e-commerce ou uma comunidade virtual como, por exemplo, o facebook, instagram e outras redes sociais.

No atendimento online a qualidade está muito relacionada a capacidade de humanização. De acordo com pesquisas realizadas pela Verint, em 2016, 79% dos clientes preferem falar diretamente com uma pessoa no serviço ao cliente. Além disso, 74% afirma não gostarem de lidar com empresas que não oferecem números de telefone para no próprio site.

Estes dois indicadores, nos deixa bem claro que mesmo com os avanços tecnológicos e com as mudanças no comportamento social, um bom atendimento e a atenção ao cliente ainda fazem toda a diferença no sucesso do seu negócio.

 

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