3 dicas para superar o seu concorrente

Alguns problemas volta e meia batem na porta da nossa loja como aumento de preços de insumos, aumento de preços do cardápio, clientes gastando menos, perda dos nossos clientes para o concorrente, entre outros.

Dentro de qualquer mercado competitivo vamos ter concorrentes duelando pela atenção e pelo bolso do seu cliente. Isso acontece dentro de um pequeno centro comercial até nas maiores indústrias do mundo. Em 2013 a Pepsi postou a foto ao lado durante o Dia das Bruxas com a seguinte frase “Desejamos um dia das Bruxas assustador para vocês”.

No dia seguinte, a Coca-cola respondeu usando a mesma foto com a frase: “Todo mundo gostaria de ser um super herói”. Quem fez a melhor campanha? Não importa, o que realmente importa é que passados 4 anos e essa propaganda ainda é lembrada.

Quando estamos apenas copiando as iniciativas dos nossos concorrentes admitimos que suas forças são melhores que as nossas. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

Não jogue dinheiro pela janela: invista em quem merece

Propaganda em cancela de shopping, outdoor, panfletagem são ações que até aconteciam em épocas de “vacas gordas”, mas no cenário de hoje é inimaginável. É um tiro de canhão pra matar uma formiga. Um bom investimento pode ser os programas de fidelidade, que permitem aumentar o ticket médio e a frequência dos seus clientes além de conhecer seus hábitos.

Em uma rede do programa Bonuz, as compras têm um ticket médio de 22% maior e a frequência mensal de clientes que possuem o aplicativo é 11% superior. Apenas esses dois fatores fazem com que esses clientes engajados gastem 35% a mais por mês na sua loja.

Foque na satisfação do cliente

Até os seus melhores clientes estão gastando menos e por isso você não pode correr o risco de perder nenhum consumidor. Entender por que o cliente está satisfeito e em que podemos melhorar quando ele vivenciar uma experiência ruim é fundamental para mantê-lo fiel a sua loja.

A satisfação de cada cliente é o que mantém o seu negócio vivo, sem ela não temos nada. Você pode fazer isso no dia a dia conversando com os seus clientes pessoalmente e entendendo como pode melhorar ou pelo digital, acompanhando suas interações nas redes sociais e utilizando outras ferramentas online para isto.

Cliente feliz é o novo marketing

O que acontece quando você recebe uma notícia excelente? Tem vontade de contar pra todo mundo! O mesmo acontece com os clientes que têm ótimas experiências: eles comentam e trazem pessoas novas para o seu negócio.

Além de garantir que o cliente seja bem atendido na sua loja, você deve sempre se preocupar em como deixá-lo satisfeito e contente, criando ações e campanhas para incentivar o consumo.

Precisamos estar sempre um passo à frente dos nossos concorrentes, com uma estratégia que fortaleça nossos diferenciais e neutralize nossas fraquezas. É preciso assumir as rédeas do negócio e voltar a se posicionar pensando no futuro do seu cliente.

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