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3 Dicas para vender mais com o Facebook e conquistar clientes locais

3 Dicas para vender mais com o Facebook e conquistar clientes locais

Você quer vender mais e atrair clientes locais para o seu negócio físico utilizando o Facebook, mas não sabe como? Já fez algumas tentativas, mas a maioria ou todas foram em vão?

Nesse artigo você entenderá como explorar todo o potencial da maior rede social do Brasil e do mundo em prol do seu negócio, seja ele: uma loja, restaurante ou qualquer outro negócio de varejo físico. Vamos lá!

#1: Como colocar a minha empresa no Facebook?

Apesar de simples, essa pergunta é frequentemente feita por diversos empresários que ainda tem dificuldades de como colocar a empresa de forma que possa interagir enquanto uma marca e ser indicada pelas pessoas.

Se quiser causar uma primeira boa impressão, você deverá criar uma página na categoria “Negócio Local” no Facebook. Essa categoria representará o que, de fato, é o seu estabelecimento e terá recursos específicos. Nesse momento é preciso mais do que criar, você deve se atentar as configurações iniciais e o visual deste tipo de categoria como localização, telefone, serviços (exemplo: em restaurantes é possível acrescentar o menu), capa, foto de perfil e outros.

No Kit de Facebook Marketing para Negócios Locais  você terá mais detalhes destas configurações, inclusive com orientações para uma capa otimizada para sua página no facebook.

Quando você não se atenta a questões essenciais como essas, é como se você tivesse na faixada do seu estabelecimento, deixando a vitrine encoberta e sem informações para as pessoas que estão passando próximas ao seu negócio, isto é, deixando-o escondido o que de melhor você tem a oferecer.

Então, pense que a sua página no Facebook será um importante canal de relacionamento e captação de clientes da sua empresa, por isso, comece certo e tenha atenção em deixar a sua vitrine virtual bem atraente!

#2: Como fazer as pessoas gostarem das minhas publicações no Facebook?

No que se trata de redes sociais, essa é uma pergunta-chave para o sucesso. A resposta para esta pergunta é que a sua empresa seja relevante ao usuário. E como ser relevante? Informando ou entretendo o seu público-alvo.

Saiba que ninguém entra no Facebook necessariamente para comprar algo, mas sim para se comunicar, se entreter e descobrir mais informações sobre diversos assuntos.

“Então, não é possível vender no Facebook?” Claro que é possível, mas de uma maneira mais amigável e menos agressiva. Busque primeiro criar o desejo e a necessidade nas pessoas para depois vender o seu produto ou serviço. Não é fazendo uma panfletagem virtual sem criatividade que você irá ganhar a atenção das pessoas!

Um restaurante, por exemplo, pode pegar carona em um “meme” que estiver em alta nessa rede ou até brincar com a questão lúdica da comida, provocando reações positivas nas pessoas. Já uma loja, pode se tornar referência no seu segmento informando o seu público sobre moda, tendências ou como se vestir bem para determinadas ocasiões.

O importante é sempre ter em mente que você precisa ser criativo e não ficar insistindo só em propagandas de venda direta, ainda mais ser for aquelas “chatas” que serão ignoradas.

Uma dica extra: Busque se comunicar de uma maneira atrativa e empática com o seu público-alvo. O que você gosta, não necessariamente é o que o seu público gosta.

Nas redes sociais, principalmente no Facebook, você deve abrir um diálogo, uma comunicação, ou seja, ser social. Torne a sua empresa, a sua marca e os seus produtos sociais e você terá mais do que consumidores pontuais, mas sim defensores e clientes fiéis.

#3: Como vender mais e alcançar as pessoas certas no Facebook?

Este é o desejo mais cobiçado. Sendo bem objetivo, a resposta é que você deve investir em anúncios segmentados para negócios físicos no Facebook, conhecido como Facebook Ads.

Descobrir os seus potenciais clientes e apresentar os seus produtos ou serviços para eles de forma orgânica (sem investir) demoraria muito tempo. Fazendo com que o seu negócio seja “engolido” pela concorrência. Além do que é apostar em algo que provavelmente não lhe trará o retorno esperado no curto e médio prazo.

Então se você quer alcançar novos públicos e deixar de falar somente com as mesmas pessoas de sempre no seu negócio, a recomendação é que invista nos objetivos de anúncios de: envolvimento, alcance ou visitas ao estabelecimento, visualizações de vídeo e em alguns casos tráfego para o site. Lembre-se para impulsionar as vendas das empresas, você deverá fazer estes anúncio de forma segmentada!

Por quê segmentar?

O Facebook têm uma base de informações muito grande e relevante dos seus mais de 2 bilhões de usuários. São perfis, dados demográficos, interesses e muitas outras coisas que os usuários deixam na plataforma. E você só quer alcançar as pessoa certas dentre essa multidão!

Informação é poder. E se você souber utilizar essas informações, pode fazer uma grande diferença no seu negócio. Dúvida? Vamos a um exemplo rápido:

Um restaurante pode ampliar o alcance de um post do dia dos namorados segmentando para um raio ao redor do negócio (estabelecimento físico) e baseando em pessoas que estão em um relacionamento sério, de determinada classe social, que tenham algum tipo de interesse específico, como vinho ou algo que aproxime mais aquele perfil de cliente do seu negócio.

Começou a entender como funciona?

A segmentação permite você encontrar futuros clientes de uma forma bem mais segmentada. Vale lembrar que este é só um exemplo, mas você pode explorar muitos outros recursos da plataforma. Entre os mais interessante para negócios como o seu, posso citar ainda o de públicos personalizados e semelhantes.

Ficou claro que com tantos bons recursos, não adianta somente você abrir o Facebook e sair postando aleatoriamente? Você precisará de uma estratégia, inclusive para saber o que usar dentre as possibilidades, para gerar resultados efetivos.

Pensando exatamente em te ajudar a uma estratégia eficiente, é que criamos o “Kit de Facebook Marketing Para Negócios Locais”. Com um Guia prático de como você pode aumentar as vendas e conquistar clientes locais mais a Planilha de Estratégia para Facebook Marketing.

Esses materiais te ajudarão a organizar sua estratégia pontuando quais recursos usar, quem é o seu cliente ideal, quais são os temas deve abordar, quantos posts fazer, quais serão as campanhas de anúncios a apostar, quanto investir, entre outros. Na planilha, deixamos também dois exemplos preenchidos: de uma loja de roupa e de um restaurante, para que sirva como inspiração em seu negócio.

Então não perca mais tempo e BAIXE AGORA!

Imagem para Download do E-book Facebook para negócios Locais

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