5 dicas para contratar funcionários

5 dicas para contratar funcionários

Quem já teve que passar pelo desafio de montar um time sabe que contratar funcionários para o seu quadro de colaboradores não é tarefa fácil. Se a contratação for mal feita, o prejuízo pode ser enorme.

Contratar errado não é só custoso em termos financeiros, mas também em produtividade. De acordo com uma pesquisa da Robert Half com CFOs, gestores perdem 17% do seu tempo supervisionando e orientando funcionários de baixo desempenho, interferindo no alcance dos resultados e dos objetivos principais.

Para evitar esse tipo de erro e maximizar as chances de realizar uma contratação certeira, alguns passos importantes devem ser seguidos. Veja o que você precisa saber para acertar nas escolhas e contar com os melhores profissionais ao seu lado!

1. Entenda o seu negócio

Antes de qualquer coisa, tenha certeza do que é o seu negócio. Ter clareza de quais são os valores, a visão e a missão do empreendimento é fundamental. Danilo Nascimento, diretor da consultoria BPC PME, diz que “achar alguém certo é achar alguém com a cara do negócio”. Por isso é essencial definir que cara é essa. “Você só vai conseguir montar a equipe perfeita para a sua empresa quando tiver clareza do que ela é”, complementa Nascimento.

Lembre-se: não existe o perfil do funcionário ideal, mas o perfil do funcionário ideal para exercer determinada função em determinado negócio. O importante é que todos os colaboradores pertençam à cultura do negócio.

2. Defina o perfil que você precisa

Tendo claro qual é a cultura do seu negócio, agora chegou a hora de definir o perfil que você precisa para contratar funcionários.

Qual é o cargo e as principais atividades que a pessoa irá exercer na sua loja? Quais as características necessárias ao bom desempenho nesta função? Como, por exemplo, ter bom raciocínio lógico, habilidade de comunicação, ser metódico, ser criativo, etc. Quais os comportamentos que a pessoa deverá ter? Responda a essas questões de forma simples e trace o perfil necessário antes de iniciar a seleção para contratar funcionários. Com isso, ficará mais fácil avaliar os requisitos mais importantes para quem for ocupar a vaga e, consequentemente, mais fácil de acertar na contratação.

Imgur

3. Elabore uma estratégia de recrutamento

Este é o momento de decidir como e em qual lugar você vai procurar o funcionário almejado. O processo de divulgação da vaga é bastante importante, pois quanto mais candidatos recrutados maiores as opções e maiores as chances de se conseguir alguém de acordo com o que se espera. Para isso é importante criar um anúncio claro e objetivo e divulgar as vagas nos canais adequados para o seu tipo de negócio, que pode ser grupos de facebook, portais de vagas, etc.

Também não deixe de divulgar a vaga internamente e para conhecidos. Uma indicação de confiança é sempre muito válida na hora de contratar funcionários.

4. Escolha as técnicas de seleção

Você vai promover provas escritas? Testes práticos? Dinâmicas coletivas? Uma entrevista individual? Defina quais as melhores técnicas para revelar os candidatos que têm o perfil que você procura.

Lembre-se que não é só a formação e habilidade técnica que determina o sucesso de uma contratação. Defina também técnicas que lhe possibilitem avaliar se o candidato se identifica com a cultura do seu estabelecimento. Seu negócio necessita desse encaixe para transformar todos os funcionários em uma equipe unida, que trabalhe lado a lado em prol dos objetivos e das metas do empreendimento.

Imgur

5. Busque referências

Identificar-se com o funcionário que se vai contratar é muito importante, porém não é garantia de uma boa contratação. Complementar a nossa percepção com referências profissionais é fundamental.

Fale com ex-chefes do candidato e procure saber como ele se comporta em situações de pressão, como é o seu relacionamento com a equipe, além de outros aspectos importantes para o cargo que irá exercer.

E então, pronto para colocar nossas dicas em prática e acertar em cheio na hora de contratar funcionários?

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS