5 dicas para o blog da sua empresa

5 dicas para o blog da sua empresa

Estratégias de marketing digital estão conquistando cada vez mais os empreendedores, sendo um investimento pequeno comparado com as mídias convencionais e eficaz em trazer o cliente certo para a sua empresa. O marketing de conteúdo é uma estratégia muito adequada para ajudar os empreendedores a construírem a imagem da sua marca, se consolidar no mercado como um expert no seu ramo e se aproximar dos clientes.

Através de um blog empresarial, você consegue gerar um marketing de conteúdo que pode, além de educar o seu mercado, gerar novos leads para o seu negócio. Confira algumas dicas para o blog da sua empresa:

Conheça o seu público

Um blog empresarial pode ter várias utilidades para a sua empresa, mas principalmente é um local para você atrair o público certo, gerando visibilidade para a sua empresa e induzindo possíveis consumidores a quererem saber mais sobre o seu produto.

Se coloque no lugar do seu leitor antes de planejar todas as vertentes do seu blog. Se pergunte coisas como:

• Qual a cor devo usar nos botões?
• Que tipo de imagens chamam a atenção desse público?
• Qual linguagem devo usar para ser entendido facilmente?
• O que o meu cliente em potencial busca na internet?
• Estou entregando valor para o meu público alvo?

Tendo esses pontos em mente, você consegue entender melhor o seu público, conseguindo entregar um conteúdo que irá atrair a atenção dele.

Crie uma pauta de conteúdo

Crie uma pauta de conteúdo

 

 

 

 

 

 

Antes mesmo de começar a escrever os conteúdos para o seu blog empresarial, você precisa se organizar e planejar os assuntos que serão abordados nos seus artigos ou outros materiais que for oferecer. Assim como após o início da produção, é necessário ter um local para organizar os seus posts. Uma boa dica é criar uma pauta de conteúdo, contendo o título do material, assunto, data de publicação, palavra-chave, tempo estimado de leitura, autor, categoria e status atual.

Com uma pauta de conteúdo completa e organizada, você consegue entender que assuntos ainda precisam ser falados. Adiantar textos e sempre ter posts a extras além do programado para a semana, conseguindo seguir tranquilamente um cronograma de postagens. Você ainda pode abrir um espaço para os seus colaboradores darem sugestões de posts que eles acham válidos e chamativos. Busque também saber as dúvidas que os leitores têm sobre um certo assunto e use como pauta para o blog.

Fale menos de sua empresa e mais sobre o dia a dia do seu ramo

Um dos pontos que mais devem ser levados a sério em um blog empresarial é se ele está entregando valor para o seu público alvo. Evite inserir propagandas do seu negócio em quase todos os materiais. Isso acaba cansando o leitor e ele pode se sentir enganado. Pois estava atrás de informações para ajudá-lo e acaba percebendo que tudo era uma desculpa para fazer propaganda de um produto.

Fale mais sobre assuntos que vão ajudar o seu consumidor no dia a dia dele. Procure entrender quais são as dores dessa pessoa e como o seu know-how pode ajudá-la. Analise todas as vertentes que englobam o seu negócio e pense sempre além. Isso pode te ajudar a chamar a atenção de um público que de início não era o seu alvo, mas se interessou pelos seus posts e descobriu uma necessidade que ainda não conhecia.

Mantenha uma frequência de postagens

Estabelecer uma frequência para as suas postagens é essencial para o tráfego do seu blog empresarial estar sempre fluindo. A assiduidade dos seus posts pode variar de acordo com seu orçamento ou de quanto em quanto tempo os seus leitores procuram por um conteúdo novo. Postagens uma vez por dia pode gerar um fluxo muito bom de acessos, mas isso nem sempre é possível. Até três vezes por semana pode ser considerado uma boa frequência para atrair leitores.

Lembrando que para atrair leitores não basta apenas ter periodicidade, é preciso de um bom SEO. Após começar, você vai aos poucos descobrindo como os seus leitores se comportam de verdade e dependendo do resultado, pode começar a aumentar a frequência ou até mesmo diminuir.

Não forneça apenas artigos

Materiais para o blog da sua empresa

 

 

 

 

 

 

 

Quando pensamos em um blog empresarial acabamos pensando mais em textos do que outros formatos de mídia. Porém imagens, infográficos, vídeos e materiais ricos como planilhas e e-books, também devem fazer parte do seu blog.

A quantidade de materiais divulgados todos os dias em todos os lugares da internet é muito grande. Fazendo com que se destacar dos demais seja um fator extremamente importante. É preciso oferecer um conteúdo que irá ajudar. Englobando materiais como uma planilha de organização para não esquecer de levar o dog ao pet, um E-book dando passo a passo sobre a implantação de alguma estratégia, infográficos explicativos dentro dos artigos ou até mesmo vídeo aulas! Seja criativo, faça materiais de fácil entendimento e com um visual chamativo e simples.

Um blog empresarial precisa de tempo, atenção e análise para entender o que realmente funciona para o seu público alvo. Tenha calma e sempre fique atento a qualidade dos textos e materiais ricos que você vai oferecer. Quantidade pode atrair algumas pessoas porém a qualidade pode fidelizar muitos leitores e atrair cada vez mais clientes.

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