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Afinal, o que é omnichannel no varejo e como ele pode me ajudar?

Afinal, o que é omnichannel no varejo e como ele pode me ajudar?

O varejo é um dos setores mais dinâmicos do mercado. Por lidar diretamente com o público, comerciantes e donos de loja precisam estar sempre atentos às mudanças da sociedade e tentar estar a um passo à frente da concorrência. Dentro destas novidades, o omnichannel é uma das tendências que tem ganhado mais destaque.

Assim como os consumidores, os pontos de venda têm se esforçado cada vez mais para unirem tanto o mundo online quanto o offline. Quebrar as barreiras entre o real e o virtual aumenta as possibilidades da sua loja e facilita a vida do consumidor. Se você ainda não está por dentro do que é omnichannel, prepare-se para descobrir tudo sobre o tema.

O que é omnichannel?

Apesar de parecer complicado, o significado de omnichannel pode ser explicado pela própria origem da palavra. Omni, vem do latim “omne” que significa ’tudo’ ou ‘todo’. Já a palavra “channel” refere-se a canal. Portanto temos a ideia de “todos os canais”.

Quando este conceito é levado para o varejo, ele quer dizer que uma loja oferece diversos canais de compra – online e offline – e, além disso, mantém todos eles em sintonia. Com estratégias omnichannel você permite que o seu cliente esteja dentro da sua loja, mas finalize a compra online ou compre um produto pela internet e opte por buscá-lo fisicamente, por exemplo.

Como o omnichannel pode ajudar no varejo

A integração entre a loja física e a sua presença digital é um assunto que temos discutido frequentemente. Para se manter à frente da concorrência, conquistar e fidelizar novos clientes, é fundamental oferecer soluções que facilitam a experiência de compra e que garantam praticidade à todos.

Se para o cliente, as estratégias omnichannel melhoram a experiência de compra, para os donos de loja elas garantem a possibilidade de ter mais informações à sua disposição e conhecer ainda mais a sua clientela. E, com uma base de dados interessante, é possível criar promoções mais personalizadas e efetivas.

Como oferecer uma experiência omnichannel

Antes de criar qualquer experiência omnichannel no varejo, é importante que você conheça o seu cliente. A partir do comportamentos destas pessoas será possível traçar as melhores estratégias e definir objetivos para aplicar esta experiência multicanal.

Com todas as informações em mãos, é hora de investir no alinhamento do marketing e na padronização da comunicação. A mesma informação que o seu cliente encontra na loja física, precisa estar no seu site, o mesmo tom de voz usado no atendimento online, precisa ser replicado pelo seu vendedor no ponto de venda, por exemplo.

Por último, crie estratégias que incentivem este movimento do cliente entre as experiências digitais e físicas. Ou seja, quando ele comprar online, ofereça um bônus de desconto para ser usado na loja física, ou vice-versa.

Oferecer aos seus clientes a possibilidade de comprar de qualquer lugar e a qualquer momento é adaptar-se às novas realidades. O mundo digital e o real estão cada vez mais integrados. Cabe a você garantir que a sua loja esteja a adaptada para este novo momento.

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