Você sabe priorizar suas atividades?

Você sabe priorizar suas atividades?

Muitas empresas sofrem com o “mal da priorização” não definindo prazos e objetivos para as atividades, executando tudo para ontem e sem classificação por prioridades. Sem ter uma visão clara, muitas atividades serão desenvolvidas com pressa ou nem sequer serem desenvolvidas durante o processo.

Entender quais são suas atividades diárias, semanais ou mensais é o primeiro passo para compreender a melhor forma de priorizar. “Gastar” uma hora no dia para planejar toda a semana não é uma perda de tempo, mas um investimento no tempo que será economizado durante a execução.

Confira agora algumas dicas para você priorizar suas atividades no dia a dia!

As tarefas mais difíceis

Se você possui algo muito importante para fazer, provavelmente essa atividade estará em sua mente o tempo todo, até impedindo a execução das outras atividades. Resolva o que você considera crucial antes, assim ficará mais tranquilo com o restante.

Sem dúvidas os níveis de concentração são maiores no início do dia, garantindo uma maior efetividade e atenção para as tarefas mais complexas. Busque reservar os melhores horários para isso, antes de começar a operação.

Tarefas menos urgentes porém importantes

Algumas atividades não são urgentes mas precisam ser executadas também. Porém, não precisam de tanta concentração e atenção, mas demandam parte do seu dia. A vantagem é que elas podem ser adiadas pois não serão tão cruciais para a operação.

Mesmo sem o fator de urgência, ainda é necessário compreender se a tarefa é realmente importante naquele momento ou não. Pergunte-se: o que acontece se eu não fizer? Alguém depende dessa tarefa? Por que eu preciso fazer isso agora?

Checklist varejo-prioridades

Tire um tempo para você

Pensar que não tem tempo para fazer tudo que planeja é um mal do ser humano. Mas conforme o seu planejamento for evoluindo, e as atividades sendo construídas com prazos e objetivos claros, você terá condições de fazer tudo, ou quase tudo, com qualidade.

Aproveite para reservar um tempo só seu, pratique exercícios, viaje, tenha momentos com a sua família. Isso não só será bom para a sua convivência pessoal como também no nível de produção e satisfação no trabalho. Lembre-se que pessoas criativas tiram a inspiração da sua vivência, então lembre-se de viver fora do trabalho também.

Delegue

Em muitos momentos é impossível fazer tudo sozinho. Dividir as tarefas com outras pessoas vai garantir que você não se sobrecarregue e garantir que tudo seja feito. Entender o que cada pessoa sabe fazer de melhor é crucial para delegar as tarefas com sabedoria, evitando demora nas entregas.

Delegar não significa apenas repassar suas tarefas, mas sim garantir que outra pessoa tenha total capacidade para executar. Essa ação se torna cada vez mais importante conforme o seu fluxo de trabalho aumenta e, portanto, a equipe que auxilia deve caminhar com o mesmo crescimento.

Planejar as prioridades com certeza é uma ação importante para o seu trabalho e vida pessoal. Tudo isso te ajuda a não se perder no dia a dia e valorizar mais as atividades. Não perca mais tempo perdendo tempo! Comece agora mesmo a mudar a sua rotina. Planeje, priorize, execute!

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS