Como definir o meu público-alvo?

Como definir o meu público-alvo?

Para iniciar o seu empreendimento você precisa identificar e planejar vários fatores do seu novo negócio. Um desses fatores é o seu público alvo. Você precisa direcionar para quem você quer oferecer os seus serviços e vender os seus produtos.

Sair atirando para todos os lados no começo da sua jornada é um grande erro. Isso pode trazer sérias consequências para o seu negócio. Segundo o professor Paulo Tamanaha, autor do livro Planejamento de mídia: teoria e experiência, “É melhor falar bem com os vizinhos do que mais ou menos com todas as pessoas do bairro”.

Quem agrada todo mundo não agrada ninguém

Para saber quanto você precisava para começar o seu negócio você fez uma pesquisa, certo? Para saber se já existia alguma ideia igual a sua ou se valia mesmo a pena investir, uma pesquisa com certeza foi feita. O mesmo deve acontecer com o seu público-alvo. É extremamente importante conhecer bem o mercado que você pretende atingir e quem faz parte desse mercado.

A pesquisa sobre o seu público-alvo deve ser o mais completa possível. Quer saber quem tem mais chances de se interessar pelos seus serviços e produtos? Não pense que precisa saber apenas o sexo, idade e aonde essas pessoas moram. Faça um planejamento e uma estratégia de marketing e junte o máximo de informações que a sua estratégia precisar.

  • Analise os seus concorrentes e como o público deles se comporta.
  • Entenda quem está ao seu redor, como se no local que a sua empresa vai ficar, é uma região de imóveis comerciais ou residenciais? As casas e prédios são novos ou antigos?
  • Características pessoais do público como quantos anos essas pessoas têm? Quais são as suas necessidades pessoais? Em que classe social se encaixam? Essa última consegue te ajudar também com a precificação do seu produto, que está ligada ao seu público.

Quando uma empresa que está apenas no início da sua vida define um público mais segmentado, específico, o seu trabalho de divulgação fica mais fácil. Para satisfazer as pessoas também será mais fácil. Ajudando com as suas ações de marketing, pois você vai saber exatamente quem a sua mensagem quer atingir. Linguagem, cores, tudo que envolve as suas ações será direcionado.

E lembre-se, no começo é tudo um grande teste. Nada é definitivo, por isso não se apegue a pequenos detalhes e faça quantos testes forem necessários, até conseguir implantar uma ação que o seu público vai amar!

O seu público-alvo pode mudar ou evoluir

É comum empresas começarem focando em um determinado público-alvo e no meio do caminho perceberem que não era bem assim. Não se apavore! Muitas vezes você está lidando com o público certo, porém as suas necessidades podem não estar tão claras quanto você imaginava. O que parecia ser necessidade pode ficar em segundo plano para eles. Aí vai da sua empresa e estratégia decidir se vão acontecer mudanças pontuais nos serviços e produtos ou se vão educar essas pessoas de uma maneira que elas entendam que sim, o seu produto é uma necessidade primária.

Não é porque no começo você já fez uma pesquisa, que você nunca mais vai ter que fazer outra. A medida que a sua empresa cresce, o seu público-alvo cresce junto. O seu público pode se expandir ou segmentar ainda mais. Acompanhar os seus clientes é essencial para o seu negócio. Escutar os seus elogios, sugestões e reclamações, ajudam a sua empresa a evoluir, agradando os consumidores no caminho.

Quando você pensa ao longo prazo, consegue visualizar mais claramente a importância de cuidar do seu público. Tendo um relacionamento pessoal com o seu cliente você entende cada vez mais o seu comportamento de compra.

Resumindo, pesquise muito para definir o seu público-alvo mas não se apegue já no início. Você pode entender o perfil do seu cliente logo de cara, mas mesmo se acertar tudo, lembre-se de que estamos falando de seres humanos. As pessoas envelhecem, evoluem, mudam de ideia, começam a gostar de coisas que achavam que nunca iam gostar, percebem a importância de outras coisas, faz parte da nossa natureza das pessoas. Independente de qualquer variável, o seu papel é sempre fazer de tudo para entender e agradar o seu público-alvo.

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