• Home
  • Finanças
  • Como fazer a gestão financeira da sua loja (com planilha grátis)

Como fazer a gestão financeira da sua loja (com planilha grátis)

Como fazer a gestão financeira da sua loja (com planilha grátis)

Gerenciar o próprio negócio não é uma tarefa fácil, ainda mais quando você tem que fazer quase todas as atividades de gestão no dia a dia. Todas as etapas são fundamentais para seu negócio funcionar, porém o setor financeiro é indispensável para manter o negócio operando.

Todas as atividades diárias se resumem no controle das entradas e saídas. Como é possível enxugar os gastos ou quais formas existem para aumentar a receita, trazendo o equilíbrio e garantindo um retorno satisfatório?

É fundamental ter alguns cuidados nos pequenos detalhes para ter bons resultados. Nem sempre dedicamos o tempo necessário na gestão financeira e por isso deixo algumas dicas para o controle. Vamos lá?

Gerencie o fluxo de caixa

Controlar a entrada e saída de dinheiro é o primeiro passo para organizar a casa. O objetivo é garantir que nada seja desperdiçado e que consiga ter uma visão do todo para poder investir mais ou segurar as despesas, por exemplo.

É muito importante utilizar alguma ferramenta que torne esse trabalho mais prático e/ou automatizado, acelerando seus processos internos. Uma simples planilha no Excel já seria um bom começo no controle, mas caso queira ir mais a fundo, existem diversos tipos de softwares no mercado que trazem uma boa solução para esse problema.

A análise do fluxo diário, semanal ou mensal contribui para a criação do histórico do seu negócio, ajudando no planejamento e tendo um conceito dos períodos de oscilações, altas e baixas.

Planejamento e orçamento

Planejar não é uma tarefa fácil mas com certeza se torna um ótimo guia durante o dia a dia. Ter noção dos objetivos propostos e das metas selecionadas nas atividades ajuda o posicionamento do seu caixa nas estratégias do negócio.

As despesas devem ser detalhadas ao longo do período, servindo como base o histórico adquirido ao longo do tempo. Quanto mais informações do seu caixa, maiores são as chances de definir uma estratégia certeira.

Um orçamento se torna fundamental por conta do apoio na hora de tomar decisões. Conforme seu controle de caixa for se aprimorando, o seu orçamento também evoluirá com os detalhes e a riqueza das informações.

Ferramentas e tecnologias

Como falado anteriormente, uma tabela no Excel já seria um bom começo para para controlar suas finanças. Porém, existem diversas ferramentas digitais que colaboram com todo o gerenciamento, desde a cobrança dos clientes até os pagamentos dos fornecedores.

O Excel é bastante conhecido pelas suas funcionalidades e opções de customização, mas se você não tem o conhecimento da ferramenta pode se tornar uma tarefa complexa. Se esse é o seu caso, criamos uma planilha modelo para lhe auxiliar no controle financeiro do seu negócio! Com ela você poderá controlar a DRE, Fluxo de Caixa, Projeção de Vendas, Aportes, Contas Bancárias e Custos fixos. Tudo prontinho para você.

 

planilha controle financeiro

 

Não se esqueça que o setor financeiro é o grande guia do seu negócio. Garantir o equilíbrio financeiro contribui no crescimento do seu estabelecimento com qualidade e controle total. Lhe desejo bons cálculos 🙂

 

1 COMENTÁRIOS

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS