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8 Passos simples para melhorar o atendimento da minha loja

8 Passos simples para melhorar o atendimento da minha loja

Atender um cliente nem sempre é fácil e prestar um bom atendimento é indispensável para fazer o consumidor voltar e recomendar o seu negócio.

Pensando nisso, preparamos alguns passos simples para ajudar você a melhorar o atendimento do seu estabelecimento. Confira:

Seja rápido

Ninguém gosta de ficar esperando. Mas nunca confunda agilidade com indiferença, rapidez não é a mesma coisa que tratar o cliente com descaso. Saiba ouvir e não apressar o consumir na hora de uma escolha. Quando ele sente que o atendente se dedicou ao seu pedido ou resolução de um problema, o tempo não deixa de ser um fator importante, mas o cliente tende a entender e lidar melhor com a situação.

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Já ouviu falar que funcionário feliz é igual a cliente satisfeito? Criar um ambiente que incentiva o seu colaborador a crescer é um diferencial que ainda não é muito encontrado hoje no varejo. Dar oportunidade de aprendizado e treinar a sua equipe além de ajudar no problema de rotatividade dos seus funcionários, contribui para melhorar o atendimento e o padroniza.

Mantenha a calma

Todos temos dias ruins e algumas pessoas não conseguem esconder quando estão de mal humor. O seu papel é acalmar o seu cliente, sempre usando um tom de voz calmo e sendo positivo na sua fala. Usar muito a palavra “não” pode irritar ainda mais um cliente que já não está contente. Respire fundo e mantenha o seu profissionalismo em qualquer situação.

Cuide da aparência do seu estabelecimento

O visual do seu estabelecimento também faz parte do atendimento. Quando você sabe que vai receber uma pessoa importante na sua casa você limpa e arruma tudo antes de ela chegar, certo? Segundo um estudo feito pelo Sebrae de São Paulo uma loja organizada e aparentemente bem cuidada pode aumentar entre 12% e 40% as vendas do seu negócio. Um lugar limpo e harmonioso além de melhorar o atendimento ajuda a vender o seu serviço e criar uma experiência diferenciada. Em estabelecimentos como cafés e restaurantes, que são usados para reuniões de trabalho e comemorações, o ambiente muitas vezes conta mais que do que o seu próprio produto sozinho.

Seja transparente

Houve um problema com a comida do seu cliente? O sistema caiu e você não vai conseguir resolver um problema até o dia seguinte? Não entendeu o que o cliente quis dizer? Fale, avise, pergunte, não enrole o seu cliente. Dê atenção às reclamações e tente solucionar a situação, caso não consiga de jeito nenhum, admita sua falha e tente recompensar o consumidor.

Entenda o cliente, fale a língua dele

Quando falamos sobre “falar a língua do cliente”, nos referimos as palavras e gírias usadas na comunicação. Usar palavras técnicas que o seu cliente não entende não vão fazer você parecer mais inteligente, vai apenas aborrecer o consumidor. Entender a necessidade do comprador e simplificar ao máximo a sua explicação sobre um produto demonstra preocupação e boa vontade da sua parte.

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Falando em língua podemos falar sobre idiomas também! Português, inglês, espanhol, italiano, incentivar o seu colaborador a aprender novos idiomas ajuda a melhorar o atendimento do seu negócio. Se o seu estabelecimento fica perto de um hotel ou aeroporto, as chances de um estrangeiro comparecer ao seu estabelecimento são anda maiores, esteja preparado para qualquer tipo de cliente.

Use a tecnologia ao seu favor

Mesmo algumas tecnologias não sendo vistas mais como nenhuma novidade, a experiência que elas trazem ainda é. Um estabelecimento moderno que utiliza soluções não convencionais como um cardápio digital e uma comanda eletrônica, além de facilitar a vida do cliente e melhorar o atendimento, traz mais agilidade para o funcionamento no estabelecimento.

Simpatia e educação sempre

Ser cordial não deve ser algo forçado. Fazer o cliente se sentir importante e bem-vindo não é o mesmo que puxar o saco e ficar no seu pé durante toda a experiência dele no seu estabelecimento. Como vendedor, na hora de atender alguém você precisa deixar de lado os seus preconceitos e conceitos sobre a aparência das pessoas e tratar todos com educação e respeito, sendo uma pessoa agradável e resolvendo os problemas dos seus clientes as chances de eles voltarem é grande.

Ficou claro que um bom atendimento sempre preza pela satisfação do cliente. Preste atenção a estes passos, eles são apenas algumas dicas, por isso nunca deixe de pesquisar e entender cada vez mais sobre o que os seus clientes verdadeiramente precisam.

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