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Como não perder seus clientes para o Pet Shop do vizinho

Como não perder seus clientes para o Pet Shop do vizinho

Com o cenário cada vez mais competitivo no mercado de Pet Shop, o medo de perder clientes é diário. Porém existem algumas táticas e dicas que você pode seguir para aos poucos, construir uma relação com o seu cliente e fidelizá-lo. Confira algumas dicas que preparamos para você reter os seus clientes:

Trabalhe com os dados do seu cliente

A forma mais eficaz de fidelizar um cliente de pet shop e de qualquer negócio, é conhecendo cada um deles. E é impossível você planejar ações para reter clientes sem trabalhar com todos os dados que você tem desses consumidores. Ter um banco de dados com nome, telefone, endereço, hábitos de compra e outras informações, te ajudam a ter uma relação mais pessoal com o seu cliente.

Desde o começo da jornada do consumidor dentro do seu estabelecimento, você precisa prestar atenção nas suas necessidades e problemas. Quando as estratégias do seu pet shop são feitas a partir dessas necessidades e problemas, você se aproxima do cliente. Estando próximo dele, suas chances de fidelização são muito maiores! Um cliente que se sente especial em um estabelecimento, tende a não abandoná-lo, mesmo que não seja o local mais perto da sua casa ou o mais barato.

Mantenha contato com o consumidor

Um cliente levou o seu bicho de estimação para tomar banho 1 vez e nunca mais voltou. Por que? Bom, mantendo contato com esse cliente, você consegue entender o porquê e até reverter essa situação. Manter contato após uma venda ou prestação de serviço, perguntando se o cliente gostou, é uma maneira de se mostrar preocupado com a opinião dele.

Enviar e-mails e mensagens sobre novidades semanalmente ou mensalmente, também é uma comunicação a se considerar. Emails e mensagens personalizadas e segmentados, com promoções especiais ou chamando para uma novidade que aquele consumidor especial parece ter interesse, são muito mais eficientes. O modo como você se comunica deve fazer o seu cliente sentir que é especial. Mas lembre-se de que a linha entre querer ajudar e se tornar chato é tênue. O dono do cachorro ou gato que você cuida, quer atenção, mas cuidado para não forçar a barra.

Ofereça um diferencial em relação a concorrência

Você precisa conhecer o seu concorrente. Esteja ele uma rua após a sua ou em outro bairro. Apenas conhecendo quem são os seus concorrentes e o que eles oferecem, que você pode pensar em ações diferentes da deles, se destacando dos demais.

Primeiro você pode começar pelas marcas que oferece no local, entendo a qualidade delas. Depois pense além, que outros serviços posso oferecer no meu pet shop que meus concorrentes não oferecem? Delivery de ração e remédio? Buscar e entregar na casa da pessoa o animal após um banho? Um espaço para o cachorro ou gato passar o dia, cmo uma creche? As possibilidades são infinitas. Tudo depende do que o seu público precisa. E também da disponibilidade financeira e de mão de obra da sua empresa.

Outro diferencial que você oferecer, é pensar em formas criativas e diferentes de vender o que você já vende hoje. Juntando os seus serviços em pacotes por exemplo. Dando descontos e promoções para clientes assíduos. Ou até criando um calendário para o cliente, tendo datas pré-agendadas para toda semana o pet tomar banho ou ficar um dia na creche. Esse tipo de estratégia facilita a vida do cliente e o ajuda a comprar mais para ganhar os benefícios.

Foco no atendimento

Todas as dicas acima englobam o universo do atendimento do cliente. Qualquer comunicação com o seu cliente faz parte de um atendimento que ele vai lembrar positivamente ou negativamente. Falamos sobre conhecer o consumidor, manter um contato e dar opções diversas para ele. Mas ainda não falamos sobre o atendimento que você vai ter pessoalmente.

Sorria. Seja simpático. Não fique em cima do cliente. Aquelas dicas óbvias que valem para qualquer estabelecimento, também valem para o seu pet shop. Porém, em um local onde você lida com o seu cliente principal que é o dono do animal e o animal, você precisar ter uma atenção redobrada na hora do atendimento. O consumidor quer ver o seu bicho de estimação bem cuidado, então logo no primeiro contato (e todos os depois), mostre para o consumidor o quão bem o animal é tratado. Faça carinho, fale, mime o bichinho na frente do seu dono. No final das contas, tudo o que o dono quer é ver o seu cachorro ou gato feliz e bem cuidado.

Atrair um cliente para o seu pet shop é fácil se comparado com reter esse mesmo cliente. Por isso você deve sim fazer campanhas de atração de clientes, mas nunca esquecer deles no momento que eles já conhecem a sua empresa. Ainda mais que manter esse cliente é mais barato do que conseguir novos.

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