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Confira 8 dicas para aproveitar ao máximo as vendas no Dia dos Pais

Confira 8 dicas para aproveitar ao máximo as vendas no Dia dos Pais

A critério de curiosidade o dia dos pais surgiu nos EUA, em homenagem a um pai que criou seis filhos sozinho. No Brasil a data é comemorada desde 1953 e está atribuída a uma ação do publicitário Sylvio Bhering para aumentar as vendas. Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais faz parte do top5 como uma das datas com maior volume de vendas e lucratividade para o varejo no ano.

Dados da FecomercioSP estimam que em 2016 as vendas ultrapassaram os 36 bilhões de reais. Mesmo com uma baixa de 10,6% em relação a 2015, os números são animadores para os comerciantes que estão otimistas com o aumento das vendas em 2017. São as datas comemorativas como essa que ajudam a melhorar o faturamento e, com a proximidade do Dia dos Pais, se torna ainda mais importante otimizar os processos e estratégias de venda para que a data deixe resultados positivos.

Pensando nessa demanda preparamos 8 dicas práticas e rápidas para ajudar a aproveitar todo o potencial do Dia dos Pais:

1) Foco no público alvo:

Foco no publico alvo

Assim como em qualquer data comemorativa o importante é focar no público alvo. O dia é dos pais, mas quem compra o presente são os filhos, esposas, etc. Prepare seus funcionários para prestarem verdadeiras consultorias ao cliente a fim de descobrir exatamente o que ele está buscando, principalmente quando ele mesmo não sabe ainda. Por se tratar de uma data onde presenteamos alguém, a escolha se torna mais difícil e pode exigir paciência extra. Seja prestativo, dê ideias e demonstre no atendimento que você conhece o cliente e está interessado em suprir suas necessidades. Passar segurança estreita o laço de confiança e ajuda na hora de fechar a venda.

2) Kits promocionais:

Como algumas pessoas tem dificuldade em escolher presentes, oferecer kits promocionais, ou os famosos combos pode ser uma excelente estratégia. Sua loja pode montar uma seleção de produtos a preços promocionais para diferentes estilos de pais como os nerds, esportivos, workaholics, entre outros.

3) Vale presente:

Ainda seguindo na mesma linha do item anterior, os vales presentes são perfeitos para aqueles pais difíceis de presentear ou quando a correria do dia-a-dia faz com que o cliente deixe para comprar o presente na última hora. Os vale presente possuem um grande potencial na hora de trazer novos clientes a sua loja, uma vez que quem ganha precisa visitar seu estabelecimento para utilizá-lo. É aí que crescem as chances de fidelizar o cliente e aumentar as vendas agregando outros produtos.

4) Horário de atendimento:

Tenha em mente que muitos clientes saem do trabalho mais tarde ou simplesmente deixam a compra para a última hora. Estenda o horário de atendimento na semana ou nos dias que precedem a data ajuda a atrair esses clientes “atrasadinhos”.

5) Vitrines:

As vitrines são a primeira impressão que seu cliente terá sobre sua loja (já falamos um pouco sobre as vitrines no dia dos namorados), então fazer um planejamento de visual merchandising atraente e focado especialmente no dia dos pais é o primeiro passo para atrair o consumidor. Prepare e exponha uma seleção dos produtos mais atrativos, invista em tema e decoração coerentes com a data, seus produtos e identidade. Existem muitos profissionais no mercado especializados em construir vitrines, então reserve parte do orçamento para isso. O investimento vale a pena.

6) Embalagens atrativas:

Embalagens atrativas

Busque oferecer embalagens com um design atraente e que chamem a atenção dos clientes. Utilizar materiais de qualidade e investir em um objeto que tenha outras funções, decorativa por exemplo, agrega valor ao seu produto.

7) Planejamento de estoque:

Por se tratar de uma data comemorativa o movimento tende a crescer e por isso sua loja precisa estar preparada para essa demanda sazonal. Invista num estoque inteligente com produtos focados no público alvo, analise e conheça seu consumidor “padrão”. A partir daí faça o planejamento do mix de produtos que irá oferecer em maior ou menor quantidade para o dia dos pais.

8) Treinamento e Incentivo dos funcionários:

Assim como as vitrines, o atendimento tem muita influência sobre os clientes. Não adianta investir em espaços físicos atrativos e acolhedores se os funcionários não estiverem trabalhando alinhados ao seu negócio: invista em treinamentos que profissionalizem o atendimento, técnicas de abordagem e conversão de vendas. Com o atendimento funcionando 100% é hora de estimular seus funcionários a venderem mais. Criando premiações por metas atingidas e melhor atendimento a partir do feedback dos clientes. Além de impulsionar as vendas será possível avaliar a efetividade do treinamento oferecido aos empregados.

Essas dicas representam algumas metodologias simples que podem ajudar a aumentar as vendas da sua empresa no Dia dos Pais. Mas o ponto mais importante é você conhecer seu negócio e saber que estratégias se encaixam melhor nele. Não tenha medo de adaptar e ajustaro os pontos necessários para otimizar seu lucro.

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