• Home
  • Operação
  • Seu estoque está te deixando louco? 9 dicas para ter controle dos seus produtos

Seu estoque está te deixando louco? 9 dicas para ter controle dos seus produtos

Seu estoque está te deixando louco? 9 dicas para ter controle dos seus produtos

O controle de estoque está diretamente ligado ao LUCRO da sua empresa. Quanto mais eficientes forem seus processos e melhor o fluxo de giro das mercadorias maior será o lucro, o que torna o controle de estoque uma tarefa necessária e importante para sua empresa. Ter um estoque organizado e sob controle é o primeiro passo para evitar gastos desnecessários com produtos que parados nas prateleiras ou a falta deles, situações que impactam diretamente no retorno do seu investimento.

Saber a quantidade de itens que você tem armazenados pode parecer básico, mas o controle de estoque abrange atividades de planejamento, organização, controle de fluxo de caixa  e materiais da sua empresa, sendo uma tarefa muito importante para evitar os temidos prejuízos. É comum ver casos onde o mau gerenciamento deste setor é responsável por provocar grandes perdas financeiras dentro de um negócio. O fluxo de entrada e saída é constante e exige disciplina para que esses processos sejam organizados e funcionem bem. Integrando os setores da empresa e permitindo que as demandas por produtos e materiais sejam atendidas prontamente. Atenção é necessária, seja no ato da venda ou no reabastecimento dos insumos.

Equilíbrio é a palavra chave quando falamos desse assunto. Nenhum varejista quer o cliente voltando pra casa com o dinheiro da compra no bolso por falta de mercadoria nem um estoque cheio de produtos velhos. O foco é a conversão em lucro para a empresa.

9 dicas básicas para controlar seu estoque

1- Cada tipo de mercadoria precisa ser catalogada e ter uma ficha ou código de identificação.

2- Comunicação clara entre as áreas da empresa (compras, vendas, logística, financeiro);

3- Registrar no Controle de Estoque a quantidade, custo unitário e custo total dos produtos;

4- Metodologia rígida de controle de entrada e saída de mercadorias;

5- Uso de requisições de saída aplicadas a vendas, transferências e trocas;

6- Fiscalizar e inibir a retirada de mercadorias sem as requisições necessárias;

7- Identificar os “autores” em cada processo para facilitar posterior prestação de contas;

8- Uso de “Inventários Rotativos” que elegem categorias de itens para serem auditados periodicamente. Qualquer diferença entre sistema e estoque físico deve ser informada em relatório;

9- Uso de ferramentas como sistemas ou planilhas para automatizar o controle do estoque e garantir uma maior eficiência e agilidade no processo.

 Ferramenta para controle de estoque

Encontrar uma forma de automatizar e agilizar o controle de estoque é o sonho de qualquer empresa. Isso pode significar uma economia de horas de trabalho em cadastro e controle de produtos. Para ajudar a tornar essa tarefa um pouco mais simples e rápida para sua empresa desenvolvemos uma planilha de controle de estoque com um layout intuitivo e amigável.

PLanilha de controle de estoque

Faça o download GRATUITO da planilha de controle de estoque preenchendo o formulário abaixo.

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS