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Diagnóstico: Minhas ações estão dando resultado pro meu negócio?

Diagnóstico: Minhas ações estão dando resultado pro meu negócio?

Se você está acompanhando nossa série de posts sobre o método ACDC sabe que já falamos aqui no blog sobre a Aquisição e Conversão de Clientes. Hoje falaremos sobre a etapa, que na nossa opinião, é a mais importante do método: o diagnóstico.

Antes de falar sobre o diagnóstico vamos fazer um check list dos itens mais importantes para que seu negócio proporcione uma experiência atrativa e completa para o cliente e garanta que ele está saindo do seu estabelecimento satisfeito e motivado a voltar. De preferência trazendo alguns amigos com ele. São esses itens que serão validados pelo nosso diagnóstico. Em busca de informações sobre o consumidor e seu negócio que possam ajudar a desenvolver ações cada vez mais certeiras.

Produto

O produto é aquilo que você vai oferecer ao seu consumidor. Seja ele um bem tangível (comida, suplementos, etc) ou intangível (serviços no geral). Ele oferece uma experiência a parte pro consumidor: da embalagem, conteúdo, cores e formas até os cheiros e sabores. O objetivo é atender as necessidades de consumo dos clientes e satisfazer seus desejos. O produto exige uma atenção especial. Pois é a partir dele que será possível definir as melhores práticas de atendimento, dar valor e determinar o melhor ponto físico para atuar. Ou seja, o produto é decisório na hora de definir as demais estratégias do seu negócio.

Atendimento

Nós já batemos na tecla do atendimento muitas vezes aqui no De Trás do Balcão. Ele é indiscutivelmente decisivo na finalização da venda. Não adianta nada ter o melhor ponto do mundo, a melhor decoração, um produto de qualidade e preço atrativo se o seu atendimento não for tão bom quanto. O cliente precisa se sentir bem desde a abordagem, até o “volte sempre” na porta da loja. O atendimento sempre será a sua carta na manga para fidelizar o consumidor.

Ponto físico

O local onde seu negócio está instalado é sem dúvidas um ponto muito importante a ser avaliado. A sua localização deve ser coerente com o produto que você vende e clientes que atende. Focar em locais movimentados e que ofereçam segurança também são critérios importantes que precisam ser considerados na hora de instalar seu estabelecimento.

O ambiente que você vai proporcionar para os clientes têm a mesma importância que a localização. Um espaço com decoração adequada, cores e espaços agradáveis e circulação fluida são características decisivas para garantir que seu cliente se sinta confortável para permanecer no seu negócio e consumir mais.

O valor que os clientes veem no produto

A equação aqui é simples. O valor de um produto está relacionado ao PREÇO x QUALIDADE. Quanto melhor o custo benefício do seu produto, maior será o valor para o cliente. Vale lembrar que “valor” está ligado a estima, ou seja, o quanto aquele produto atinge o emocional e desperta desejo no consumidor. Conhecer bem o seu consumidor é o primeiro passo para conseguir dar o maior valor possível ao seu produto. Só assim será possível trabalhar com a relação de qualidade e preço dosando cada um para atrair mais o cliente e tornar o produto atrativo.

Qual a importância do diagnóstico para minha empresa?

O diagnóstico tem o objetivo de validar as ações citadas acima. Buscando entender onde você está acertando e principalmente que aspectos podem mudar para buscar resultados ainda melhores e evoluir seu negócio. Oferecendo uma experiência cada vez mais completa ao cliente.

Para garantir o maior aproveitamento e compreensão do método fizemos um vídeo super didático com os principais tópicos que você precisa considerar na hora fazer um diagnóstico eficiente sobre seu negócio. E no canal da SumOne no Youtube temos outros materiais que podem te ajudar a resolver alguns desafios que você varejista enfrenta diariamente no seu negócio.

 

 

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