• Home
  • Gestão
  • Qual é a importância da localização do meu estabelecimento?

Qual é a importância da localização do meu estabelecimento?

Qual é a importância da localização do meu estabelecimento?

Independente do seu tipo de negócio e em qual mercado ele está inserido, a localização da sua empresa faz parte do sucesso dela. Quando falamos em varejo físico, o seu ponto de venda é uma das prioridades a se averiguar. Para esse mercado uma localização ruim pode ser o grande vilão e a diferença entre dar certo ou errado.

Existem diversos fatores que mostram se um local é ou não um bom ponto comercial. Confira algumas dicas que preparamos para te ajudar na hora de escolher a localização da sua loja.

Pense no seu público primeiro

O ponto comercial do seu negócio deve estar primeiramente de acordo com o público que você quer atingir. Quando você não pensa no seu público-alvo, você corre um grande risco de não conseguir atrair os consumidores certos. Fazendo com que todo o resto do seu trabalho seja diminuído.

Existem dois tipos de consumidor que você deve avaliar na hora de escolher um local. Quem mora naquele bairro, as empresas que estão instaladas perto dele e pessoas que de vez em quando passam pelo local ou que se deslocariam até ele especialmente para visitar o seu estabelecimento.

Essa pesquisa sobre os seus possíveis clientes também vai ajudar na hora de elaborar a sua estratégia de marketing. Conhecendo melhor quem você quer atingir, além de te ajudar na escolha do local, vai te ajudar em todas as outras áreas do seu negócio.

Tenha um projeto

Escolher um local sem saber como você vai querer usá-lo e o que ele vai precisar ter, pode te dar mais trabalho no final. Antes mesmo de escolher um bairro ou um prédio específico, entenda como você quer que a organização do seu estabelecimento seja. No caso de um restaurante por exemplo, tem estrutura para uma cozinha? Existem tomadas suficientes? Quantas pessoas sentadas cabem? Tendo um projeto em mãos você consegue responder essas perguntas e todas as outras que você tiver durante a sua busca pelo lugar perfeito.

Dê preferência para locais de fácil acesso e visibilidade

Digamos que você encontrou dois pontos comerciais que julga ser perfeito para o seu público e o seu projeto. E agora, qual escolher? Um bom critério de desempate é o quão fácil é acessar este local. O consumidor consegue ir andando ou é obrigado a ir de carro? Tem estacionamento? Fica perto de outros pontos comerciais conhecidos? Sempre pense na facilidade de acesso para os seus futuros clientes. É comum por exemplo, ver pessoas deixando de ir em lojas ou restaurantes por não terem aonde parar o carro.

Quando falamos de fácil acesso, também falamos de fácil visibilidade. É importante que você escolha um local com uma boa circulação de pessoas. Ruas movimentadas e conhecidas são sempre boas opções. Lugares mais ‘’escondidos’’ e que não se vê movimento de carro nem de pessoas andando, são locais para se evitar.

Como falei no início, existem diversos fatores que mostram se um local é bom ou não. Escolher de forma inteligente e prestando atenção nesses pontos que citamos pode te ajudar muito! Mas não se esqueça, o ponto comercial é importante sim, mas não é tudo. Faça um planejamento de todo o seu negócio. Deixe a casa em ordem antes mesmo de abrir para o público.

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS