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Você sabe a importância do banco de dados no seu negócio?

Você sabe a importância do banco de dados no seu negócio?

De primeira, falar sobre um banco de dados pode parecer complexo. Mas um banco de dados não é nada mais do que apenas um local aonde você vai armazenar todas as informações importantes do seu negócio. Sempre foi necessário organizar as informações da sua empresa. Mas no mundo atual, cada vez mais online, conseguir controlar esses dados que estão sempre mudando e saber usá-los a favor da sua marca, podem fazer toda a diferença. Ainda mais quando a sua empresa precisa estar presente em múltiplos canais de comunicação.

Do pequeno negócio até as grande corporações, os dados dos consumidores, as informações dos clientes e das suas ações relacionadas a empresa, são armazenada, processadas e viram insights sobre o negócio. Um banco de dados não devia ser mais uma opção e sim fazer parte da cultura de todas as empresas pelo mundo.

O seu banco de dados é fundamental para o seu planejamento

O que seria de qualquer empresa sem um planejamento? Uma bagunça total, não é? E um planejamento baseado apenas em achismos e deduções tem muita chance de não dar certo. Quando você planeja ações baseadas em dados reais, de clientes reais, na hora de botar em prática você consegue ser muito mais eficaz.

Todos os dados provenientes da sua presença online e offline devem ser considerados na hora de fazer o seu planejamento. No âmbito digital acaba sendo muito mais fácil conseguir visualizar esse dados e os seus impactos. Essas informações vão te ajudar a pensar em ações para diversas áreas da empresa. Vão ajudar na criação de promoções de marketing segmentadas por exemplo. Podendo também ajudar a entender o cenário inteiro do seu negócio, entendendo possibilidade de expansão para novas cidades e países, franqueados e descobrindo onde realmente vale a pena investir. Pois com o seu banco de dados organizado, é mais fácil identificar como o seu público se comporta e suas necessidades reais.

O mercado está indiscutivelmente mais competitivo e acelerado. Isso cria a necessidade de respostas rápidas e inteligentes por parte de todas as empresas. Mas como o inesperado vai entrar no meu planejamento? Bom, com os dados que você consegue no seu dia a dia, muitas situações podem ser previstas. Já que informações precisam ser excluídas e adicionadas todos os dias. Um dos segredos de um bom banco de dados é a sua manutenção diária, que ajuda a prever acontecimentos ‘’incomuns’’.

Um case de sucesso que vale a pena conhecer é o da marca de calçados para crianças Bibi. Segundo a Pmweb, empresa especializada em fazer marketing baseado em banco de dados, desde 2013 a Bibi trabalha com o data driven marketing. A empresa de calçados junto a Pmweb, trabalhou para que os dados, de inúmeras fontes, fossem centralizados e utilizados a favor dos clientes. Isso rendeu à empresa um aumento das vendas online em 70% e um aumento do faturamento global em 5%.

Consiga uma melhor comunicação interna e externa

A base do seu negócio está na comunicação com os seus clientes. Mas também na comunicação entre as áreas da sua empresa. Como o seu banco de dados é o elo em comum entre todos os setores da empresa, o alinhamento de esforços acaba sendo algo em comum também. Quando as metas dos setores são feitas para alcançar um grande objetivo, a comunicação entre as áreas acaba melhorando, pela necessidade de saber a situação de cada time e por buscarem o mesmo objetivo final. O acerto do time de marketing vai impactar diretamente o sucesso de todos os outros times e vice e versa. É comum vermos colaboradores dentro de empresas falando a famosa frase ‘’não é a minha área, não posso ajudar’’. Quando a cultura da empresa é data driven, ou seja, guiada pelo banco de dados disponível, isso é muito mais difícil de acontecer. A pessoa entende que ela faz parte de uma organização por inteiro e não apenas um setor. Conseguindo assim ajudar os clientes em várias situações e melhorando a qualidade do atendimento ao consumidor.

Uma comunicação interna efetiva reflete diretamente na comunicação externa. Quando um colaborador entende verdadeiramente a intenção da empresa, ele consegue ver mais claramente como pode ajudar o consumidor. Com a ajuda do banco de dados ele aprende os costumes do cliente. Com que frequência o cliente compra os seus produtos? Quem é esse cliente? Do que ele gosta e necessita? Essas e muitas outras perguntas que ajudam na hora da comunicação podem ser respondidas pelo banco de dados.

Reunir dados relevantes e usá-los para atrair, reter e fidelizar clientes, é o futuro das empresas. Sabendo o cenário atual da sua empresa e aonde ela quer chegar, se baseando em dados reais, aumentam muito as suas chances de evoluir e conseguir alcançar os seus objetivos.

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