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O que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar o seu negócio

O que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar o seu negócio

Já falamos anteriormente no blog sobre a importância do marketing digital nos dias atuais. Independente do seu público-alvo, é raro alguém não estar conectado atualmente. Dos jovens até os idosos, apostando em um planejamento e ações de marketing digital, você tem chances muito maiores de conseguir atingir todas essas pessoas, do que quando se usa de uma estratégia de marketing tradicional. Ao organizar a sua estratégia de marketing digital, você vai ter que lidar com uma das suas vertentes que é conhecida como marketing de conteúdo. E você sabe o que é essa frente e como ela pode ajudar o seu negócio? Continue lendo e descubra!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Acredito que você já saiba o que é marketing e o que ele visa, mas apenas relembrando de forma resumida, um marketing eficiente consegue atrair possíveis clientes para o seu negócio e fidelizá-los. Com o marketing de conteúdo, além de atrair possíveis clientes através de um conteúdo de qualidade e relevante para essas pessoas, você também consegue educar esse público, informando de uma maneira diferente e também entretendo aqueles que já são seus clientes. Ou seja, o conteúdo que você vai criar para esse marketing faz parte de um um processo de pré e pós venda também. Gerando autoridade e visibilidade para a sua marca em relação a todas no mercado.

No marketing temos o que chamamos do cliente que veio de forma ‘’orgânica’’ e o ‘’pago’’. O pago já diz tudo, você utiliza ferramentas que você precisa pagar para funcionar, como Facebook Ads ou Google AdWords. Já de forma orgânica, você não precisa gastar nenhum centavo. Quando uma pessoa chega até o seu site, rede social ou blog se forma orgânica, quer dizer que ela procurou por um determinado assunto e acabou chegando até a sua empresa de forma espontânea, sem que você precisasse pagar para fazer uma propaganda direcionada para ela. É aí que acontece a grande sacada do marketing de conteúdo. Você não gasta por pessoa atraída e gera muito valor para o seu negócio e o seu consumidor.

A estratégia de produzir conteúdos que de alguma maneira vai auxiliar o seu público já é utilizada por mais da metade de todas as empresas do mundo. Como faz parte de uma relação de pré e pós venda, você consegue envolver o público e gerar valor para esses consumidores. Uma pessoa pode ler o seu blog por um mês antes de se interessar de verdade pelo seu produto. Nesse ponto ela já vai conhecer a sua marca tão bem e entender o que ela propõe no mercado, que a sua compra será muito mais tranquila. Já que ela sabe que além dos seus produtos, você também consegue oferecer conhecimento. Mostrando que se importa com o seu público.

 

Além de você gastar bem menos que o que deve estar acostumado com a sua área de marketing, você também constrói uma relação com o cliente. Quando você dissemina qualquer forma de conteúdo que ajuda os seus clientes e possíveis consumidores a conhecer mais sobre o seu mercado, também ajuda a retê-los e fidelizá-los no futuro. E com um pensamento a longo prazo, é nisso que você precisa focar, atrair consumidores e fidelizar clientes.

Para começar a produzir um conteúdo que será valioso para o seu mercado, primeiramente você precisa descobrir quem será a sua audiência alvo. Após entender para quem você vai produzir e as suas necessidades, é preciso planejar quais conteúdos vão chamar atenção dessas pessoas. Você precisa descobrir o que eles querem ler ou ver, a linguagem que mais tem a ver com eles, com que frequência novos conteúdos serão postados, os estágios de cada comprador, enfim, um planejamento completo de conteúdo. Agora que você já tem as ideias organizadas, escolha em quais canais você vai disseminar essas informações e em quais momento da semana e do dia. Algumas ferramentas para fazer marketing de conteúdo conhecidas são:

  • Blog empresarial
  • Infográficos
  • Newsletters (e-mails informativos semanais ou quinzenais)
  • E-books (é o que conhecemos como livro eletrônico. Normalmente não são tão longos como um livro impresso, mas são arquivos com texto que podem conter imagens e outros tipos de mídia.)
  • Cases de sucesso dos seus clientes antigos e estudos de caso.

Com um marketing de conteúdo bem feito, você consegue economizar dinheiro e trazer muito valor para quem não conhece e para quem já conhece o seu negócio. Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2016, empresas que adotaram o marketing de conteúdo geraram 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais possíveis clientes. Essa frente do marketing digital pode funcionar com qualquer tipo de negócio, até mesmo com o varejo exclusivamente físico! Aposte em conteúdos educativos para melhorar o relacionamento com o seu cliente e atrair novos clientes.

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