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Conheça mais sobre o Marketing local Interno e Externo

Conheça mais sobre o Marketing local Interno e Externo

Se você acompanha o De Trás do Balcão, deve ter visto que já falamos sobre Marketing Local, conhecido também como LSM (Local Store Marketing). Relembrando, o Marketing local de resultados é um conjunto de ações de marketing que são voltadas para o público-alvo da sua região, estudando os hábitos e costumes dos consumidores que vivem ou trabalham próximo ao seu negócio.

Agora, você sabia que as suas ações de Marketing local de resultados podem ser divididas em duas categorias? Temos as práticas que você vai usar com quem já está dentro do seu estabelecimento, ajudando na experiência do seu cliente e aquelas que você vai aplicar para atrair novos consumidores.

Marketing local de resultados interno

Existe sim a oportunidade de crescer as suas vendas sem sair do seu estabelecimento. Com o Marketing Local interno, você torna a experiência do seu cliente dentro do seu estabelecimento memorável. Você e a sua equipe devem estar preparados e treinados para impressionar o cliente sempre de forma positiva. Uma experiência especial é comentada entre as pessoas, se tornando em um marketing boca-a-boca, pode ajudar muito na sua busca por atrair novos consumidores.

 

Impressione os seus clientes

Impressionar o seu cliente não precisa ser muito trabalhoso, as pessoas vão a um estabelecimento e esperam receber atenção dos vendedores. Confira algumas ações que você pode fazer para impressionar tanto o cliente antigo quanto o novo:

  • Aprenda o nome dos clientes que vão ao seu estabelecimento regularmente, quando você os chama pelo nome, isso pode criar uma intimidade e o cliente se sente especial. Mas sempre cuidado para não parecer íntimo demais, isso pode incomodar algumas pessoas.
  • Se apresente, diga o seu nome, o que faz na empresa, podendo até falar a quanto tempo você trabalha no local. Em muitos locais o comportamento dos vendedores é robotizado, o que faz com que as pessoas sintam que não podem confiar nessa pessoa.
  • Reconheça os clientes que são leais, novos clientes e datas especiais. Serviços de fidelidade e descontos para aniversariantes são exemplos de ações que você pode oferecer no seu negócio.
  • Se você é dono ou trabalha em um restaurante por exemplo, amostras grátis do seu novo menu logo na entrada do estabelecimento são uma ótima ideia para chamar atenção aos novos produtos.

Como o seu público se relaciona com o local do seu estabelecimento e não apenas com os seus colaboradores e você, também é importante. Se você tem um restaurante em uma área comercial por exemplo, você já pensou em pesquisar qual tipo de vale refeição as empresas trabalham? Pensou em entrar em contato com as empresas e perguntar se elas têm interesse em dar desconto aos colaboradores no seu estabelecimento? Implementar essas ideias pode ser a diferença entre ganhar e perder um novo cliente.

 

Motive os seus colaboradores

Outra ação que você pode tomar internamente e que reflete na sua aquisição de clientes, é motivar os seus colaboradores. Quando você motiva os seus colaboradores, dando prêmios para aqueles que trazem mais novos clientes em uma semana ou para quem lembrar de mais nomes de clientes, você motiva o seu consumidor também, pois um colaborador animado e feliz vai passar essa energia para o cliente, ajudando em um boa experiência com o seu negócio.

 

Marketing local de resultados externo

No Marketing local externo, uma ação essencial é lembrar do seu cliente! Se lembre daquele que vai todos os dias almoçar no seu restaurante e também daquele que costumava ir na sua loja e nunca mais apareceu. Mande um email informal, um SMS ou um WhatsApp, entenda os costumes da pessoa. Você quer ser amigo de quem faz o seu negócio continuar funcionando, não uma pessoa chata que cobra que o consumidor volte.

 

Misture as mídias antigas com as novas

As ações de Marketing Local externo acontecem desde as suas raízes mais tradicionais, como anúncios de televisão e rádio, até as novas mídias, que englobam sites, blogs, vídeos, redes sociais, etc. Unir as mídias convencionais com as novas consegue atingir os mais diversos públicos e ajuda o seu negócio local. Um anúncio em um jornal local por exemplo, você pode incluir um QR Code que leva para o seu site.

É muito comum hoje em dia procurar as últimas notícias do mundo na internet, mas dificilmente você vai encontrar o que está acontecendo no seu bairro no site de um jornal famoso. Os jornais locais e as revistas regionais, tanto online quanto offline, ainda são uma das principais formas pelas quais uma comunidade local recebe e procura suas novidades e anúncios.

 

Você precisa estar online

Mas não é porque você também está com ações em mídias convencionais que não pode estar online. Você precisa estar online! Esteja em sites de compras coletivas, sites como o TripAdvisor que fornecem informações e as pessoas podem dar notas sobre um estabelecimento, redes sociais como o Facebook, onde você pode montar um anuncio e o direcionar para pessoas com um CEP específico, use o WhatsApp como um canal de comunicação. A internet vai ser sua melhor amiga na hora de aplicar ações fora do teto do seu estabelecimento.

 

Esteja presente em outros lugares

Se envolver em atividades que os seus clientes se importam e fazem parte como eventos que acontecem anualmente é uma tática de Marketing local externa. Ter um sistema de delivery com entrega gratuita ou com uma taxa menor que a dos seus concorrentes, realmente estar fora do seu estabelecimento.

Fazer marketing junto de outras empresas locais, ajuda a mostrar o seu nome para um novo público. Por exemplo, se você é um restaurante, pode se unir a uma loja de cosméticos no dia dos namorados para oferecer uma sobremesa de graça para todos que gastarem mais de 200 reais na loja, ou deixar cartões de desconto de $5,00 em qualquer produto da sua empresa para o parceiro distribuir como quiser.

O Local Store Marketing é uma das ferramentas mais rentáveis ​​e comprovadas para alcançar relacionamentos a longo prazo com os clientes e a comunidade.

Mantenha o seu Marketing local simples e fácil de manter no seu ver, lembrando que o LSM não é uma solução que vai dar resultados da noite pro dia e sim uma série de esforços que ajudam o seu negócio a crescer.

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