Marketing local: o que é e como pode ajudar seu negócio

Para quem tem loja no varejo, o desafio já não é novidade: conquistar clientes, se destacar diante da concorrência, e, é claro, aumentar as vendas. Mas como fazer isso em tempos de internet, onde não só o seu cliente está em todo lugar, como seu concorrente também?

O marketing local vem como solução para te ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio, atingir potenciais consumidores na sua área e ainda facilitar a fidelização dos seus atuais clientes. Saiba mais sobre marketing local e como aplicá-lo na sua loja!

O que é Marketing Local de Resultados?

O que é Marketing Local de Resultados?)

Da rede de lojas ao comércio que começou ontem na rua do seu bairro, o foco é o mesmo: encontrar maneiras de suprir as necessidades dos consumidores e mantê-los fidelizados.

Porém, a Era Digital veio como uma maldição, mas também como uma benção, para o varejista. Isso porque, hoje em dia, a informação é mais rápida, fazendo com que o cliente tenha qualquer dado que ele precise, sobre sua loja, em mãos a apenas uma pesquisa no Google de distância.

Se por um lado isso tornou a fidelização de clientes mais difícil, por outro, trouxe um leque de oportunidades muito maior para o varejista. Agora, também é possível conhecer o cliente muito melhor e assim oferecer exatamente o que ele está procurando. Como? Através do marketing local.

O marketing local de resultados, também conhecido como LSM, não difere muito do marketing tradicional em conceito, já que ele também foca em ações estratégicas para promover um produto ou serviço. Porém, esse tipo de solução é totalmente voltado para o público-alvo da sua região. Ou seja, o marketing local estuda os hábitos, costumes, preferências culturais dos consumidores que estão geograficamente próximos do seu negócio.

O marketing local vem como solução para oferecer algo que o seu cliente realmente precise de forma personalizada, tornando bem mais fácil fazer com que ele volte. Afinal, quem não gosta de ser bem-tratado, não é mesmo?

Como aplico Marketing Local de Resultados no meu negócio?

Como já dissemos, muito do mundo de hoje se resume a tela do celular, levando quase que a desuso muitos dos métodos físicos utilizados para atrair clientes, como entregar panfletos, outdoor, cartões, etc. Por isso o marketing local é tão importante. Ele ajuda não só a realizar esses tipos de marketing off-line (por meios físicos) de forma mais eficiente, como te leva até seu cliente em qualquer lugar que ele estiver.

Conheça algumas das táticas que você pode utilizar para fazer LSM:

Primeiro o seu bairro, depois o mundo

Primeiro o seu bairro

Quem tem um negócio sempre está procurando expandir, seja em vendas, em número de lojas ou na criação de uma rede. Porém, muito antes de conquistar o mundo, é importante conquistar o lugar onde seu negócio está.

Gaste um tempo tentando entender dados como os costumes, horários de funcionamento, rotina, hábitos sociais e culturais, entre outros dados, dos consumidores da área onde se encontra sua loja. Essas informações podem te ajudar desde a escolha de melhores produtos para vender na sua loja até as melhores estratégias de marketing.

Compreendendo o comportamento do seu cliente, você pode, por exemplo, realizar ações promocionais e oferecer outros tipos de benefícios, como um programa de fidelidade que permita o resgate de brindes quanto maior for o consumo na sua loja.

Além fidelizar e atrair mais clientes pelas vantagens oferecidas, você o incentiva a consumir mais, resultando em maior faturamento para o seu negócio.

Use a criatividade ao seu favor

Criatividade sempre!

Se você tem um restaurante em área comercial, você se preocupou em saber qual tipo de vale refeição as empresas oferecem? O famoso happy hour atende o horário de saída da maior parte das empresas ao redor? Esses podem ser dados valiosos no momento de escolha do seu público-alvo.

Hoje em dia o cliente busca por comodidade, não se importando, inclusive, de pagar mais para isso. Não se trata mais sobre o que é oferecido e sim como se oferece. Por isso, use a criatividade e personalize seu negócio ao seu público-alvo!

Não abandone quem te abandonou

Não abandone quem te abandonou

Mais importante do que entender o comportamento de quem frequenta sua loja é compreender o porquê de quem deixou de frequentar. Essa é uma ótima tática de marketing local para te ajudar a encontrar pontos de melhoria no seu negócio, além de aproveitar para mostrar para o seu cliente que a opinião dele importa (e muito!) para você.

Use os meios que tiver a favor, como, por exemplo, pesquisas de satisfação enviadas por e-mail ou até por número de Whatsapp.

Sua estratégia de negócio agradece e seu cliente também!

Internet: quem não é visto, não é lembrado

Internet: quem não é visto, não é lembrado

Não importa o tamanho do seu negócio, seu cliente está no Facebook e em outras redes sociais. Não se deixe levar pela ideia de que um negócio pequeno não precisa de divulgação digital. Lembre-se que o seu cliente está o tempo todo procurando por boas oportunidades na internet e quem não se adequa a essa realidade, perde a chance de se promover e de criar uma relação de confiança com o consumidor.

Hoje em dia é possível fazer isso de diversas formas, podendo até segmentar suas propagandas e eventos de acordo com idade, sexo, interesses e localização geográfica.

Você pode, por exemplo, fazer posts ou campanhas no Facebook para alertar sobre suas promoções, mostrando seu cardápio do dia, disponibilizando informações de funcionamento, entre muitas outras possibilidades.

Outra ideia é usar o Instagram para mostrar o que é oferecido no seu negócio e também criar uma sessão de fotos dos clientes que visitam o seu estabelecimento.

O marketing local vem com a proposta de te ajudar a conhecer e a se aproximar do seu cliente, oferecendo a chance de superar as expectativas do seu consumidor, aliando produto com criatividade e uma experiência vantajosa para ambos os lados!

3 COMENTÁRIOS
  • Por alvaro Favaro jr

    Como vocês podem ajudar o varejista?

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    • SumOne

      Por SumOne

      Oi Álvaro, como vai? O conceito de Local Store Marketing pode ser aplicado de inúmeras formas. Esse conceito abrange todas as técnicas e métodos para fazer marketing local para o seu negócio. A SumOne utiliza algumas dessas metodologias em suas soluções para atrair novos clientes, identificá-los, e através de sistemas de inteligência criar ofertas e ações que atuam na retenção desses clientes, além da recorrência de compra e aumento do ticket médio. Atualmente duas ferramentas principais da SumOne são o Bonuz e Companion. Através dessas ferramentas você conseguirá:

      • Atrair clientes através de vouchers de desconto ou oferta que aparecerão na rede de parceiros da ferramenta,
      • Reter seus clientes através de promoções e ofertas inteligentes (fazendo uma oferta apenas para os clientes que não são recorrentes ou costumeiros),
      • Aumento médio de 12% no ticket médio do seu atual cliente.
      • Fidelizá-los através de um programa inteligente que faça sentido
      Além disso essas ferramentas possuem versões web, desktop e PDV funcionando de forma praticamente transparente tendo impacto mínimo na sua operação. Se quiser conhecer mais, por favor entre no site da SumOne Obrigada pelo contato e por acompanhar os nossos materiais =]. Abraço.

      / Reply
  • Por Eliane Saboto

    Não é verdade que a tela do celular esta levando quase que a desuso muitos dos métodos físicos utilizados para atrair clientes, como entregar panfletos, outdoor, cartões, etc.

    / Reply

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