Marketing Sazonal: 4 formas de usar datas comemorativas ao seu favor

Carnaval, Natal, Páscoa, Semana Santa e Dia dos Namorados são apenas algumas das muitas datas comemorativas e feriados que temos no Brasil. Ao contrário do que muitos donos de loja pensam, os dias de folga não precisam significar uma queda nas vendas. Contudo, para garantir bons resultados você deve investir no marketing sazonal.

Para aproveitar as datas comemorativas e transformá-las em oportunidade de vendas, é necessário elaborar uma campanha de marketing sazonal. Para isso, é fundamental planejar cada data a relevância de cada uma delas para o seu negócio e definir os objetivos finais.

Preparado para saber mais sobre o marketing sazonal? Confira agora algumas dicas importantes para tirar o melhor proveito destes dias.

Planeje a sua campanha de marketing sazonal

O primeiro passo para fazer uma campanha de marketing sazonal de sucesso é planejar. Fazer algo em cima da hora pode ser mais custoso, tanto financeiramente quanto em relação a demanda de trabalho, e não tem o mesmo impacto de quando planejada.

Para que você consiga atrair os clientes em determinadas datas, é muito importante que ele tenha conhecimento prévio da ação que vai ser realizada com antecedência. Desta maneira, o seu cliente consegue se organizar para aproveitar a sua promoção e você se prepara para um possível aumento na demanda naqueles dias.

Selecione as datas de maneira criteriosa

Investir no marketing sazonal não significa criar uma ação cada dia do calendário de datas comemorativas. Cada tipo de loja tem um perfil e um público. É pensando nisso que você deve selecionar os dias que devem entrar no seu planejamento.

Criar uma ação para determinada data apenas para fazer algo, pode significar desperdício de tempo, trabalho e dinheiro. Por exemplo, se você tem uma loja de bebidas alcoólicas, não faz sentido criar uma campanha para o Dia das Crianças, não é mesmo? Quanto mais alinhada for a ação com o seu público, melhores serão os resultados das campanhas sazonais para a sua loja.

Crie parcerias com os seus fornecedores

Assim como você, os seus fornecedores também estão sempre em busca de maneiras eficientes para aumentar as vendas. Por isso, você pode e deve pensar em parcerias para a sua campanha de marketing sazonal para que as duas partes sejam beneficiadas.

Quando você se planeja com antecedência e escolhe as datas comemorativas corretas, você consegue criar melhores possibilidades de negociação com os seus fornecedores. Isso pode significar maior facilidade no pagamento, descontos e, claro, a chance de trabalhar produtos específicos que têm potencial de venda num determinado momento do ano. Ou seja, uma ideia inteligente para você e para os seus parceiros.

Promova sorteios e concursos

Uma forma interessante de aproveitar os feriados e as datas comemorativas é realizando concursos, sorteios e promoções específicas para estes momentos.

Este tipo de promoção é uma das melhores maneiras de aumentar o alcance da sua loja e uma maneira simples para atrair novos clientes. O que, por sua vez, significa uma excelente forma de mobilizar os seus consumidores espontaneamente e claro,criar novas oportunidades de venda.

No entanto, fique atento as regras e determinações do Ministério da Fazenda e das plataformas que você vai utilizar para realizar o concurso. Evitando assim, quaisquer possíveis dores de cabeça.

Com estas dicas, você conseguirá colocar as estratégias do marketing sazonal em prática e assim, aproveitar os feriados e as datas comemorativas ao máximo para atingir os melhores resultados para a sua loja.

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