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O que é marketing sensorial e como ele pode ajudar nas suas vendas

O que é marketing sensorial e como ele pode ajudar nas suas vendas

Você já passou por uma loja e pensou como aquela loja em particular sempre tem o mesmo perfume bom? Ou o mesmo estilo de música tocando no fundo que te chama atenção? Estamos acostumados a ser estimulados pela visão desde cedo, por isso acabamos sendo pegos de surpresa quando somos estimulados pelo olfato ou audição por exemplo. Isso é o Marketing Sensorial, agir diretamente nos sentimentos do seu cliente, usando os sentidos para estimular a compra.

Trabalhar com Marketing Sensorial além de ajudar a aumentar os lucros do seu negócio, ajuda no entendimento do cliente quanto a identidade da sua marca e cria um vínculo emocional.

Entenda como funciona esse tipo de marketing em cada um dos sentidos:

Visão

Segundo Regina Blessa, presidente do IEV – Instituto de Estudos em Varejo, cerca de 83% do estímulo de compra ainda vem pela visão. Um ambiente agradável visualmente, que tenha estilo, as cores certas e uma iluminação agradável e aconchegante, faz o cliente permanecer por mais tempo no lugar, consequentemente adquirindo mais produto ou consumindo mais.

O que você prefere? Fazer com que o cliente aproveite ao máximo seu espaço e serviço, ficando por lá um bom tempo, ou estimulá-lo a comer rápido e “sair correndo”? As cores são grandes aliadas do Marketing sensorial, representando 85% da razão de uma compra, conforme uma pesquisa divulgada pela KISSMetrics (empresa americana de análises da web). Como identificamos e nos relacionamos com tons de cores é subjetivo, porém as cores cruas causam o mesmo efeito emocional em todas as pessoas.

 

mcdonalds
Mcdonald’s

 

 

 

 

 

 

 

 

Falando sobre as cores das marcas em si e suas logos, cores quentes como o vermelho e amarelo são estimulantes, lembram velocidade e desejo. Marcas de fast-food como Mcdonald’s e Subway utilizam do amarelo pela proposta ser de comer e não permanecer no estabelecimento por muito tempo. Já as cores frias como azul e verde) são calmantes e remetem a confiança e segurança. Algumas das marcas mais conceituadas do mercado utilizam como a HP e Facebook.

Tato

Independente do seu tipo de negócio, é importante que o consumidor possa tocar nos produtos e experimentá-los. No ambiente tudo pode ser sentido com o toque, a textura de um balcão, o estofado de uma cadeira, tecido de uma roupa, cortina dos provadores, o desenho em relevo de um talher ou copo, tudo que é sensível ao toque pode passar a sensação que você procura proporcionar, seja de conforto ou curiosidade, além de aumentar em 29% a positividade do seu cliente em relação ao seu serviço.

Esse sentido está diretamente ligado ao design do seu produto e até mesmo a embalagem dele. Não tenha medo de brincar com as texturas da embalagem, ela é sim importante na hora de uma compra.

Audição

Esse sentido é um dos mais importantes trabalhado no Marketing Sensorial. O estímulo auditivo ativa diversas sensações e lembranças, impactando diretamente no humor do seu cliente. Para isso você precisa entender o que o seu público alvo gostaria de escutar ao entrar no seu estabelecimento. Segundo um estudo realizado pela Mindlab, uma música pode melhorar o humor de uma pessoa em até 65%! Provando a importância do som na permanência de um cliente na sua loja e na escolha na hora de comprar. Certo estilos musicais podem atrair grupos de pessoas que inicialmente não se identificariam com a sua loja ou restaurante. Músicas rápidas podem agitar o consumidor e o fazer sair da sua loja em pouco tempo e uma trilha sonora mais calma pode tornar o seu estabelecimento em um local aconchegante.

 

lacoste
Loja Lacoste

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma marca famosa que utilizou desse sentido do Marketing Sensorial foi a Lacoste. Entendendo a necessidade de criar uma experiência completa e original para o seu consumidor, começaram a utilizar uma trilha sonora com uma grande variedade de estilos musicais, de vários lugares do mundo, que se identificam com a identidade e a história da marca. As playlists são feitas pela ListenX, uma empresa especializada em playlists elaboradas por especialistas em Music Branding.

Olfato

 

marketing sensorial: olfato
Fonte imagem: www.depositphotos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

O nariz humano pode distinguir cerca de 10.000 odores quando treinado. Um cheiro pode gerar infinitas lembranças e trazer a tona os mais variados sentimentos, pois o nosso olfato está conectado a área do nosso cérebro ligada a memórias e emoções. Isso pode ser extremamente bom para o seu negócio criando um vínculo forte com o seu cliente, que ao sentir aquele perfume vai lembrar diretamente da sua marca e até criar um novo negócio! Algumas lojas atualmente trabalham tão bem o Marketing sensorial com o olfato que até criaram o seu próprio aroma e vendem esse perfume dentro da loja.

Pesquise e planeje incluir cheiros que criem um ambiente que favoreça o seu estabelecimento, que remeta situações que criam a necessidade da utilização do seu produto, ou até mesmo do seu próprio produto. Sim, o seu produto pode ter um aroma identificável e diferente. Um exemplo é a renomada marca Apple, que incluiu em seus próprios produtos, iphones e ipads, um aroma específico.

Paladar

Se o seu negócio não é do ramo alimentício você provavelmente vai pensar que essa vertente do Marketing Sensorial não é para você. Errado. Um cliente com fome não vai conseguir assimilar todos os estímulos vindo da visão, tato, audição e olfato, além de querer ir embora a procura de um restaurante sem comprar nada da sua loja antes. Se o seu estabelecimento não é especializado em refeições nada o impede de oferecer petiscos, chocolates, balas, café e sucos ao seu cliente. Essa prática é geralmente utilizada em eventos de lojas, novas coleções de roupas ou lançamentos de novas tecnologias, porém recomendo que você aposte nessa prática todos os dias, não apenas em datas especiais.

Um cliente satisfeito, e consequentemente de bom humor, capta melhor os outros estímulos que sua loja está trabalhando e melhora a experiência da sua marca.

De forma geral, todos os sentidos humanos, quando estimulados, criam um vínculo de lembranças e desejos que te ajudam a vender mais, aumentando os seus lucros e fazendo sua marca ficar conhecida pelas pessoas. O Marketing Sensorial pode ser implantado em qualquer tipo de negócio, não tenha medo e aposte!

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