• Home
  • Marketing
  • Marketing Tradicional X Marketing Digital: Qual usar?

Marketing Tradicional X Marketing Digital: Qual usar?

Marketing Tradicional X Marketing Digital: Qual usar?

Há não muito mais do que 50 anos atrás, o marketing tradicional nas empresas era visto como uma área que não tinha tanta importância. Com os avanços tecnológicos e principalmente com a chegada da internet, nasceu o queridinho do momento, o marketing digital. Hoje em dia, tanto o marketing tradicional, quando o marketing digital, são indispensáveis e levados a sério em qualquer empresa inteligente.

Confira algumas diferenças entre Marketing Tradicional e Marketing Digital e descubra qual o tipo ideal para a sua empresa.

Marketing Tradicional

Anúncios em jornais e revistas, propaganda na TV e rádio, outdoors, mídias conhecidas e que já são usadas há muitos anos englobam as ações de marketing tradicional. Mas não é porque algumas pessoas denominam esse tipo de marketing como ultrapassado, que ele não têm vantagens. Entre as suas vantagens podemos ver:

  • Funciona bem com pessoas mais velhas, que tem como parte da rotina assistir TV ou ler jornais e revistas.
  • No Brasil ainda existem locais onde a internet não chega, fazendo com que o público em geral conheça apenas o marketing tradicional.
  • Se você tem uma propaganda na televisão, dependo da forma com ela foi feita, você pode divulgá-la na internet também. O que é inviável para algumas propagandas que são feitas especialmente para o mundo online.

Infelizmente, mesmo o marketing tradicional tendo as suas vantagens, para algumas empresas ele acaba ficando complicado pelos altos custos que as mídias tradicionais cobram e a dificuldade de mensurar os seus resultados. Para se ter ideia, se você fizer um anúncio de apenas 30 segundos no intervalo do Jornal Nacional, você irá pagar em média R$768.100,00! Não é pra todo mundo né?

Marketing Digital

No marketing tradicional, uma vez que a sua ação foi liberada e está acontecendo, dificilmente você consegue saber quem viu a sua propaganda na TV ou o seu outdoor. Já no marketing digital suas ações serão desenvolvidas de acordo com a mensuração da reação do seu público. Em uma rede social por exemplo, você pode rodar 2 anúncios e entender qual funciona melhor e deixar apenas o que deu certo rodando, gastando apenas com 1 anúncio. Agora em uma mídia tradicional, não é possível colocar 2 anúncios diferentes em cada página de uma revista e esperar o público dizer qual chamou mais atenção. Uma das qualidades mais importantes do marketing digital é a capacidade que ele tem de conseguir mensurar os seus resultados e interagir com o público que ele atinge.

O seu público total acaba sendo reduzido em relação ao marketing tradicional pela necessidade de uma conexão de internet. Mas os baixos custos, a rapidez na implementação e a visibilidade a qualquer momento que esse tipo de marketing da para a sua empresa acabam conquistando os corações de qualquer empreendedor.

 Qual é o melhor Marketing para a minha empresa?

Independente de que tipo de marketing você escolher usar no seu negócio, o objetivo final é quase sempre o mesmo: você quer vender o seu produto e ser conhecido no seu segmento.

Quando falamos em médias e pequenas empresas, o marketing digital sempre acaba ganhando. Já com empresas maiores, mais estruturadas e conhecidas, o marketing tradicional pode ser um bom gancho para o público geral conhecer a marca e começar a procurar pelo seu produto na internet.

Ou seja, mesmo que a sua empresa pesquise e entenda que as mídias tradicionais funcionam para o seu tipo de negócio, você sempre vai precisar estar online também. É no Google que as pessoas vão procurar saber mais sobre o seu negócio. É no Facebook que o seu público vai te seguir e acompanhar mais de perto o seu dia a dia.

Uma dica legal é tentar unir as mídias convencionais com as novas. Unindo essas mídias, você consegue atingir os mais diversos públicos. Quando for fazer um panfleto por exemplo, você pode incluir um QR Code (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica), que leva para o seu site.

Assim, entendemos que o marketing tradicional e o marketing digital tem suas vantagens e desvantagens. O ideal é fazer muita pesquisa sobre o segmento em que a sua empresa está inserida, entendendo em que tipo de mídia o seu público alvo está. Conseguindo assim, planejar e atingir o seu target, chegando ao seu objetivo final.

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS