Merchandising para varejo pequeno

Merchandising para varejo pequeno

Dentro do tema “marketing no varejo” existe uma ferramenta que, às vezes, acaba sendo deixada de lado pelos donos da loja, mas que faz toda a diferença para o varejo pequeno: o Merchandising. Ele é um conjunto de técnicas e ações que são aplicados diretamente na loja.

Se no marketing aborda-se muito a questão do site, das redes sociais e outros canais de comunicação, no merchandising o que importa é a sua própria loja. O varejo pequeno tem a tendência de construir uma relação mais forte com os clientes e, por isso, precisa investir ainda mais nas estratégias de merchandising e nas novas soluções existentes que podem alavancar o seu negócio.

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A importância do merchandising para o varejo pequeno

Os clientes estão sempre em busca de um produto que atenda ainda melhor as suas necessidades. Sejam inovações nas embalagens, no tamanho das porções, na facilidade de consumir o produto ou nas promoções de compra, a questão fundamental não é apenas oferecer estas novas possibilidades, como também saber divulgá-los na sua loja. Assim, trabalhar ainda melhor para captar novos consumidores e fidelizar aqueles que costumam ir a sua loja.

As ações de merchandising são uma importante ferramenta para o varejo pequeno, pois desperta o olhar para um determinado produto ou marca, fortalece a imagem da sua loja e melhora a experiência do consumidor no seu ponto de venda.  

Como fazer o merchandising na sua loja

Por ser uma das ferramentas de marketing, o merchandising também requer um excelente planejamento. As ações devem ser pensadas em conjunto com as estratégias de marketing e propaganda no varejo. Contudo, devem ser voltadas para a comunicação na loja. É preciso pensar na maneira como o cliente interage com o espaço, a forma como ele faz as compras, os pontos que mais despertam a atenção entre outros pontos que você vê a seguir:

Entenda o seu espaço: Um dos desafios do pequeno varejo é ter que lidar com o tamanho reduzido das lojas. No entanto, por menor que seja o espaço físico da sua loja, você precisa deixá-lo da forma mais atrativa e confortável para o momento que os seus clientes estiverem fazendo as compras. Evite prateleiras abarrotadas, produtos no chão e balcões em que o cliente não possa nem apoiar.

Layout da loja: A maneira como os móveis estão dispostos, as áreas de circulação, a posição do caixa são aspectos que precisam ser pensados no merchandising para o varejo pequeno. A forma como você organiza a loja influencia diretamente nas suas vendas. É importante que você consiga exibir uma boa variedade de produtos, mas, sem criar aquela sensação de espaço apertado ou fazer com o cliente se sinta “sufocado”. Além disso, é muito interessante criar um ‘caminho’ para o cliente percorrer, pois assim, ele terá que ver um pouco de tudo que você vende.

A exposição dos produtos: Começar a organizar a loja pode parecer um desafio. Surgem dúvidas como qual produto destacar, onde colocar determinado item em promoção e por aí vai. No planejamento do merchandising para o varejo pequeno é preciso levar a exposição dos produtos em conta. Com o passar do tempo, você vai percebendo quais áreas, prateleiras ou gôndolas da loja funcionam melhor. Para isso, siga um planograma organizado com uma exposição dos produtos seguindo uma orientação racional. Pois, não há nada melhor do que rotacionar os produtos para conseguir vender mais e desafogar o seu estoque

Invista no Local Store Marketing (LSM)

A tradução livre para este termo é algo como “Marketing de Resultado Local”. Na prática, o LSM é feito a partir de estratégias de marketing com foco de atuação na sua região. Desta maneira, você consegue garantir resultados mais eficazes com um público específico, de forma fácil e bem mais barata.

O LSM é pensado na região em que você atua, o que ajuda a fidelizar clientes e conquistar consumidores em potencial que estão a 1 ou 2 km de distância da sua loja. Ao investir nestas estratégias você pode garantir:

  • Aumento das vendas com baixo ou nenhum investimento
  • Fidelização de clientes
  • Novos clientes

Além disso, você também melhora o marketing de relacionamento da sua loja com os seus clientes. O que faz toda a diferença para o varejo pequeno, com consumidores da região e que têm uma relação próxima com a loja.

 

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