• Home
  • Finanças
  • O core do seu negócio não pode morar nas pessoas – Use um checklist de operação

O core do seu negócio não pode morar nas pessoas – Use um checklist de operação

O core do seu negócio não pode morar nas pessoas – Use um checklist de operação

Fazer o fechamento de um estabelecimento comercial no final do dia é uma jornada repleta de atividades com diversos graus de complexidade. Sua equipe tem um papel fundamental na execução de todas as atividades diárias para que a operação rode perfeitamente. Tudo o que precisa ser feito está na cabeça de cada um, maravilha! Até que um de seus funcionários falte, fique doente ou acabe indo embora. E lá se vai todo conhecimento sobre o funcionamento da sua empresa junto com o colaborador.

A operação do dia a dia de um varejo é complexa demais para ficar apenas na cabeça das pessoas que trabalham com você. Se um deles fica doente toda operação é comprometida por falta de um processo claro sobre o que deve ser feito. Quando novos funcionários entram a tarefa de repassar todo o conhecimento sobre a operação fica ainda mais difícil e muitas vezes informações importantes se perdem.

O sucesso do seu negócio está pautado no exercício de práticas operacionais constantes e eficientes, mas lembrar de tudo o que tem que ser feito por você e sua equipe é quase impossível sem o auxílio de algum tipo de ferramenta.

Uma das metodologias mais simples e eficientes que existe é o famoso checklist de operação de varejo. Pode parecer besteira fazer uma lista de coisas como “verificar se o chão foi limpo”, “pagar um boleto”, ou ainda “picar cebolas previamente”. Por serem coisas tão simples é que são tão passíveis de serem esquecidas, e com certeza a não execução de muitas delas podem trazer grandes prejuízos ao seu negócio. Isso sem considerar o fato de que gerenciar problemas dessa ordem tira de você um tempo precioso que poderia estar sendo investido em questões mais estratégicas e importantes do seu negócio.

O que é um checklist

Um checklist é uma ferramenta de controle para execução de determinadas tarefas ou processos. Criar uma lista inserindo todas as atividades rotineiras ou diárias que devem ser feitas na sua operação é uma forma simples de dar direcionamento à sua equipe e mais controle para a operação da sua loja. Ela também tem a função de dar maior controle sobre todos os processos do seu negócio e ajuda a garantir que nada será esquecido.

Para criar um checklist, divida a operação diária do seu negócio por áreas como Marketing, Finanças, Atendimento etc. Agora faça uma lista de todas as atividades da área em questão que devem ser feitas ou checadas de forma detalhada.

Distribua essa lista entre os responsáveis pelas tarefas para que eles saibam exatamente o que precisa ser feito. Utilize-a também para fazer verificações em determinados momentos do dia para garantir que tudo está correndo como devido. Com certeza isso elevará um nível na organização do seu negócio de varejo.

Por mais que pareça simples criar uma ferramenta como essa, é comum não sabermos por onde começar. Pensando nisso criamos o Checklist de Operação no Varejo, um material com a lista de atividades principais para que sua operação se torne mais simples, controlada e muito mais eficiente. O material foi dividido por áreas, contendo campos para marcação além de um tabuleiro ilustrado com a jornada completa das atividades diárias.

Se você não sabe por onde começar, essa é com certeza uma ferramenta que será muito útil para você. Baixe aqui gratuitamente.

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS