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O que são Programas de Fidelidade e como podem ajudar seu negócio?

O que são Programas de Fidelidade e como podem ajudar seu negócio?

Os programas de fidelidade surgiram como uma estratégia para, como o nome já diz, fidelizar o cliente. O objetivo é estimular que ele visite ou consuma da mesma marca ou estabelecimento mais vezes e com frequência. Basicamente os programas de fidelidade buscam despertar estímulos através de promoções, pontos, ou qualquer “mimo” que o lojista oferece ao cliente sempre que ele consome seu produto. Dando ao consumidor a oportunidade de acumular pontos para trocar por recompensas ou oferecer promoções exclusivas por fazer parte da “família”.

Mas a grande dúvida que provavelmente muitos varejistas têm é se eles realmente funcionam. Vamos direto ao assunto. Sim, os programas de fidelidade funcionam, mas infelizmente não para todos os tipos de negócio. Não existe uma fórmula mágica que responda se essa estratégia é ou não a mais adequada para sua empresa. O que podemos afirmar sobre os programas de fidelidade é que existem segmentos de mercado onde eles funcionam bem e em outros nem tanto. Mas calma, cada caso é um caso! Estamos aqui pra te ajudar a entender de uma vez por todas se essa é a estratégia ideal para seu negócio.

Por que usar programas de fidelidade?

1- Menos custo

Simplesmente por que fidelizar é muito mais barato que atrair novos clientes. O que não significa que que você não precisa mais atrair clientes. Mas é importante entender que uma vez que ele já conhece seu produto é necessário encontrar formas de fazê-lo voltar. Um cliente fiel é muito valioso! Além de gerar lucro constante ele se torna uma fonte de indicações. Ajudando a atrair novos clientes ao seu negócio.

2 – Conhecer seu cliente

Cerca de 58% dos clientes participantes de programas de fidelidade retornam ao estabelecimento pelo menos 1 vez por mês. E 68% afirmam que os programas influenciam seus relacionamentos com a empresa a longo prazo. Isso se deve porque os programas de fidelidade não estão restritos apenas a dar “mimos” aos clientes para estimular a recorrência. Alguns tipos de programa permite que você tenha mais controle e conheça realmente seu cliente. Os hábitos de compra, gostos, limitações, frequência e linguagem que funciona melhor para garantir a satisfação total, por exemplo. Ter essas informações sobre o consumidor permite que estratégias personalizadas sejam desenvolvidas. Como criar promoções específicas para um grupo de consumidores que já não vem na sua loja por um longo período e convidá los a retornar ativando novamente esses clientes.

3 -Criar laços com o cliente

Os programas de fidelidade permitem que você crie uma relação mais próxima com o consumidor. Conquistar a confiança de quem compra com você é muito importante para garantir que ele retorne. Use as funcionalidades que os programas de fidelidade oferecem para criar uma base de dados qualificada que te ajude a entender melhor seus clientes e estreitar ainda mais a sua relação com eles.

Como saber se um programa de fidelidade funciona para minha empresa?

Depois de ler tudo isso você deve estar se perguntando se os programas de fidelidade são realmente a melhor estratégia para seu negócio. Pra te ajudar a descobrir nós gravamos um vídeo onde explicamos como descobrir se sua empresa seria beneficiada ou não pelos programas de fidelidade. Confira!

E não esqueça de conferir o canal da SumOne no Youtube onde temos muitos conteúdos que podem ajudar a resolver alguns desafios que você varejista pode estar enfrentando no seu negócio.

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