Como organizar a sua loja para vender mais

Como organizar a sua loja para vender mais

Você sabia que entender o comportamento do consumidor em um determinado local pode ajudar a potencializar as suas vendas? Quando for organizar os produtos na sua loja física por exemplo, as prateleiras podem ser priorizadas e estrategicamente pensadas para ajudar a aumentar o lucro do seu negócio!

Nada é mais importante que o ambiente da sua empresa e como o seu cliente se relaciona com esse ambiente. É o seu espaço físico que ajuda o consumidor a decidir se vai permanecer por mais tempo no local, se vai experimentar novas marcas ou até comprar alguns itens a mais.

Organização é tudo

Não existe um jeito certo ou errado para organizar o seu estabelecimento. Contanto que você tenha em mente que o mais importante é trazer facilidade e comodidade para o cliente, enquanto consegue fazê-lo gastar mais.

Na hora de se organizar, itens que devem ser levados a sério são:

• Ter produtos de diversas marcas para o clientes realmente escolherem e não apenas levarem o que tem
• Ser criativo na exposição dos seus insumos
• Trabalhar em uma boa decoração e pensar no posicionamento na prateleiras deles, são itens que devem ser levados a sério na hora de organizar.

Além da organização dos produtos que estão à venda, é preciso também pensar na organização do local como um todo. O caixa fica localizado em um local visível mas que obriga o consumidor a passar pela loja inteira antes de chegar até ele? Os carrinhos do seu supermercado estão logo na entrada e visíveis para todos? O cliente tem um bom espaço para circular entre as prateleiras? Sempre planeje como você vai organizar a sua empresa, pensando no seu cliente e na sua estratégia de vendas.

Valorize o produto na forma como o disponibiliza

Como o seu produto está disponível na prateleira pode fazer uma grande diferença nas vendas. Pensando primeiramente em você, no que diz respeito ao controle e organização do seu estoque evitando o desperdício de produtos. No caso de um supermercado por exemplo, sempre coloque os produtos que estão com a data de validade mais próxima mais a frente. Muitos consumidores olham rapidamente a data de validade de um produto, vendo apenas se não está fora da validade.

Pensando nas vendas, é comum a prática de colocar produtos de marcas concorrentes com menos procura em áreas mais notáveis. Enquanto os produtos que são normalmente mais procurados ficam atrás na prateleira. Assim, você consegue instigar o cliente a experimentar novas marcas. Estudos indicam que um
comportamento bastante comum em supermercados é de os consumidores praticamente não prestarem atenção nos produtos que estão nas pontas das prateleiras. Deixe esses espaços para produtos de grandes marcas, que já fazem propagandas conhecidas nos meios de comunicação.

Outra técnica que você pode utilizar é a do cross selling, dispondo produtos que se relacionam diretamente ou indiretamente bem próximos uns dos outros. Usando um exemplo conhecido, você pode colocar o macarrão e o molho na mesma prateleira ou mesmo corredor.

Como em qualquer área do planejamento da sua empresa, na organização você deve prestar atenção aos detalhes e falar com especialistas sobre o seu tipo de negócio. Não tenha medo de inovar, compreendendo o comportamento do seu cliente e fazendo experimentos no seu estabelecimento.

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