Plano de ações para reter clientes

Plano de ações para reter clientes

Aqui no Blog já falamos algumas vezes sobre retenção de clientes. É fato que manter um cliente antigo acaba sendo muito mais rentável para qualquer negócio do que encontrar um consumidor novo. Mesmo assim, muitas empresas ainda não conseguem visualizar o que fazer para manter os clientes antigos felizes, evitando cancelamentos e possíveis crises.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e prezando não apenas por um bom produto, mas também por um atendimento pré, durante e pós venda exemplar. Confira algumas ações que você pode recorrer para reter os seus clientes:

Antes de tudo, conheça de verdade o seu cliente

Uma coisa é saber quem é o seu público alvo, para quem você quer vender. Outra é realmente entender o que esse público deseja e o seu comportamento em relação ao seu produto. Afinal, como você vai atrair e reter um consumidor, se você não oferece o que ele deseja, procura e precisa? Qualquer contato com o cliente é uma chance de entender melhor como ele funciona! Faça perguntas não invasivas que possam te ajudar a entender o cenário dele.

Conhecendo os seus clientes, você consegue segmentá-los de acordo com os seus gostos, tempo de relação com a empresa, qualquer característica que você quiser. Assim, você consegue tratar cada grupo de forma especial, oferecendo exatamente o que esse grupo quer, pelo canal que ele mais usa.

Personalize os seus serviços/produtos e construa uma relação com o cliente

Sabe aquela surpresa boa quando você recebe um email ou um SMS de uma loja ou restaurante te oferecendo desconto em um produto que você costuma comprar bastante? Isso faz você se sentir especial, não é mesmo? Ainda mais se tiver o seu nome!

Personalizar os seus produtos, serviços e mensagens, ajuda a criar uma relação mais pessoal com o consumidor. O cliente passa a confiar na sua empresa, entendendo que ele não é apenas mais um número e sim parte do seu negócio. Não são todos os estabelecimentos que lembram quando o consumidor não vai ao local faz 1 mês ou mais e oferecem um desconto especial.

Quando você escuta de verdade as reclamações do seu cliente e implanta as suas sugestões, ele percebe como é importante. Do sentimento de importância podem vir outros sentimentos bons como admiração pela marca. Que o leva a falar sobre a sua empresa para todos os amigos. Conhecido como marketing boca a boca, ainda um dos marketings mais eficientes nos dias atuais.

O seu cliente tem que se sentir bem cuidado desde o momento que entrou na sua loja até 1 mês depois quando voltar e um dos atendentes lembrar o nome dele. Isso é construir um relacionamento. Que assim como qualquer relacionamento na vida, temos que dar atenção e nos esforçar constantemente.

Crie uma área na sua empresa para cuidar do cliente

Como já falei anteriormente, é preciso criar uma relação com o cliente. Mas como fazer isso se você já tem tantas coisas para cuidar no dia a dia? Bom, você precisa de pessoas na sua empresa que se dediquem só ao relacionamento do cliente. Hoje muitas empresas já estão adotando o ‘’Customer Sucess’’ ou ‘’Sucesso do Cliente’’. É a área da empresa que cuida de todo o pós venda, cuidando da saúde e do sucesso do cliente, para que ele não cancele o seu serviço ou deixe de comprar os seus produtos. Uma vez que você conquista o consumidor, você não pode esquecê-lo de jeito nenhum.

Mas não caia na armadilha de achar que apenas essa parte da sua empresa tem que cuidar da retenção dos clientes. Toda a sua empresa deve prestar atenção ao consumidor e ajudar a resolver problemas diários.

Nunca deixe de inovar

Quando você presta atenção no cliente, você nota como ele muda ao longo dos meses ou anos. E com um cliente com novas necessidades, o seu produto ou serviço não pode continuar exatamente o mesmo. Uma empresa que se mantém no mercado, é uma empresa que se adequa às novas necessidades do seu cliente ou até mesmo do mercado em si.

A inovação deve fazer parte do dia a dia da sua empresa. Pode começar com pequenas mudanças como um logotipo mais moderno. Até uma funcionalidade nova no seu produto.

Escolha um software para te ajudar

Para botar em prática as ações que mencionei, fazer tudo sem a ajuda de softwares e automações até é possível. Mas você vai ter muito trabalho que não precisaria fazer caso tivesse a ajuda de um programa específico.

Para o varejo físico, uma ferramenta que trabalha a retenção de clientes a longo prazo é o Companion. Com ele você consegue receber avaliações dos seus clientes, podendo direcionar automaticamente ofertas caso essa avaliação seja ruim ou até mesmo para as boas. Você também consegue automatizar mensagens para quando o seu cliente está há muito tempo sem visitar e muitas outras funcionalidades que ajudam no seu relacionamento com o cliente.

Resumindo, para reter um cliente, você precisa cuidar dele desde o começo e não esquecê-lo nunca mais. Manter os seus clientes satisfeitos é o que vai verdadeiramente retê-los. Mas não pense que um cliente vai se fidelizar logo na primeira compra. A retenção de um consumidor é um processo ao longo prazo, tenha paciência e não desista.

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