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5 razões por que seus clientes deixaram de comprar com você

5 razões por que seus clientes deixaram de comprar com você

Um novo cliente passa por várias etapas antes de comprar o seu produto. Para você e todos os colaboradores da sua empresa, entender os processos internos que englobam essas etapas é essencial para oferecer a melhor experiência. Se esses processos não estão alinhados, você pode perder clientes ou deixar de reter os antigos.

Confira a seguir alguns motivos que fazem os seus clientes perderam o interesse em comprar o seu produto ou serviço.

Qualidade do produto

Provavelmente todos nós já passamos por uma situação parecida, quando compramos um aparelho eletrônico novo e ele quebra na primeira semana ou vamos a um restaurante que parece maravilhoso e a comida está gelada. É decepcionante adquirir algo que parece ser de qualidade e perceber que foi enganado.

Realize testes no seu produto antes da entregá-lo ou deixe o cliente testar o produto antes de comprar. Treine os seus vendedores para eles saberem responder a qualquer pergunta que possa ser feita e não esquecerem nenhuma funcionalidade ou possível impasse que o cliente possa ter com a mercadoria ou serviço. E não esqueça de sempre prezar pelo controle de qualidade.

Atendimento ruim

Com um bom atendimento em seu estabelecimento você é capaz não apenas de atrair clientes mas também mantê-los e fidelizá-los. Sendo assim, um atendimento ruim faz exatamente o oposto disso, “botando os consumidores para correr”.

Um atendente que não conhece tudo sobre o seu produto e atende sem vontade alguma é um exemplo de um atendimento que fará um cliente nunca mais querer voltar na sua loja. Atenção, respeito e gentileza são fatores importantes para um bom atendimento. Em uma pesquisa feita pelo Sebrae de São Paulo, mais de 80% dos clientes dizem que o atendimento que recebem em lojas é indiferente ou neutro. Você não quer ser indiferente, você quer ser lembrado pelo consumidor! Tenha empatia e seja simpático sem exageros. Um bom vendedor identifica o seu problema e está sempre pronto para ajudar, nunca tentando enfiar o produto “goela abaixo” por insistência.

Não resolver problemas

O seu cliente pode comprar há anos com você ou utilizar o seu serviço há muito tempo, mas se um dia você deixar de resolver algum problema que ele teve, pode ter certeza que essa relação será abalada ou até cortada para sempre. O consumidor precisa sentir que sua reclamação foi levada a sério e que a empresa está trabalhando de verdade para resolver o seu problema.

Com os diversos canais de comunicação que existem hoje, receber queixas e dúvidas do seu cliente se tornou cada vez mais fácil. A proximidade que o consumidor tem com as redes sociais e seu site, só ajudam você a solucionar os problemas deles de uma forma mais eficiente. Um chat online ou o número de whatsapp da empresa são canais simples de comunicação. Lembrando que com essa proximidade também virãoas reclamações públicas nas mídias digitais, que podem afastar novos clientes. Trate-as com prioridade se elas acontecerem, para que uma situação mal resolvida não passe uma imagem para outras pessoas.

Valor percebido e no bolso

O valor real de um produto ou serviço não se resume ao preço dele. Independente de quanto custa um produto ou serviço, o seu valor pessoal vem da solução que ele da para algum problema seu ou a sensação de ter aquele item. Muitas vezes até resolvendo problemas que você nem sabia que existiam! Se você não conseguir fazer o cliente perceber esse valor na compra, entender a experiência de uma marca, ele dificilmente vai voltar.

Falando sobre preços, o valor em dinheiro de um item sempre precisa ser retificado, seja por aumento do preço da mão de obra, materiais utilizados, pela concorrência ou outros motivos. Sendo sempre transparente com o consumidor, caso tenha que aumentar o valor de um produto, explicar o motivo da mudança e como esse valor vale a pena comparado com o que o cliente vai receber em troca.

Vender um produto e não uma experiência

Por que algumas pessoas escolhem adquirir um celular da marca Apple e não um Android sendo que os dois têm as mesmas funcionalidades e até mesmo um preço mais alto? Quando você compra algo não está comprando apenas o produto, está comprando a experiência de adquirir aquele item. Falar de experiência é falar dos sentimentos dos seus clientes em relação ao seu produto e serviço.

A qualidade de um produto, como é o seu atendimento, a resolução dos problemas dos seus clientes, seus valores, tudo isso engloba a experiência que o usuário tem com o seu produto e com a sua marca. Trabalhar sempre com o foco no ser humano fideliza os seus clientes e ajuda a atrair novos com um tipo de marketing que mesmo com tantas tecnologias continua funcionando, o marketing boca-a- boca.

Tenha em mente que esses são apenas 5 motivos que podem fazer os seus clientes perderam o interesse em comprar o seu produto ou serviço. Conheça os seus clientes e os seus colegas de trabalho, aprenda com os seus erros e sempre procure novas maneiras de surpreender o consumidor.

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