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Porque você deve ter uma presença online e dicas de como começar

Porque você deve ter uma presença online e dicas de como começar

Diferente de antigamente, hoje estar na internet é algo indispensável para qualquer empresa independente de seu tamanho ou segmento. Separei alguns motivos explicando o porquê sua empresa não pode ficar de fora, e como começar já.

Porque ter uma presença online?

Conquiste novos clientes, neste momento pessoas interessadas em seus produtos ou serviços podem estar buscando sobre sua empresa na internet, e por não ter uma presença virtual você está perdendo oportunidades de negócios.

Interatividade, sua empresa deve ficar presente 24hrs por dia, seja tirando dúvidas ou interagindo com seus clientes. Por mais que o cliente naquele momento não esteja com a intenção de comprar, quando ele vier a realizar uma compra com certeza lembrará do seu atendimento online.

Canal de vendas, afinal o que as empresas desejam é vender mais. A etapa de vendas do seu produto ou serviço também pode ser realizada pela internet. Tendo uma presença virtual efetiva, você pode fazer da internet uma extensão da sua equipe de vendas.

Conheça seu cliente, no meio digital são inúmeras as formas de extrair dados dos seu clientes, formulários, dados de perfis em redes sociais, há diversos canais que podem ser utilizados para conhecer melhor seu consumidor e se relacionar. Conhecer seus hábitos, onde residem, preferências de compras, são enormes as vantagens de extrair dados dos seus clientes.

Como iniciar minha presença online?

 

1 – Crie um site responsivo

Quando se fala em estar presente no ambiente digital, o primeiro passo é criar um site da sua empresa. Sabendo disso, seu site deve ser responsivo, ou seja, estar adaptado para o uso em dispositivos móveis. Afinal, hoje o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Imagine que um cliente está a alguns metros do seu negócio.  Ele desiste de conhecê-lo porque seu site não se adapta a dispositivos móveis e ele não conseguiu achar informações.

2 – Google

Hoje o Google é a maior fonte de informações que as pessoas utilizam para pesquisa. Segundo o TNS Research International, 90% dos brasileiros consultam a internet antes de fazer uma compra. Sabendo disso, sua empresa não pode ficar de fora quando seu cliente estiver buscando sobre ela no meio digital.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, que possibilita à empresa gerenciar suas informações na internet. Quando seu cliente buscar informações sobre a sua empresa, ele poderá encontrar dados como seu endereço local, seu horário de funcionamento, telefone de contato e também o site da sua empresa. É uma ótima forma de marcar presença quando seu cliente buscar sobre sua empresa no ambiente virtual.

3 – Facebook

As redes sociais são uma ótima estratégia digital para empresas, principalmente quando o assunto é engajar e se relacionar. O Brasil é o país líder em tempo gasto dentro das redes sociais, a média é 60% maior que o restante dos países. Facebook, seguidos de Instagram, Linkedin e Twitter, são as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros.

Qual a melhor opção?

A melhor opção é onde o seu público está presente. O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil, com um total de 103 milhões de usuários, e com certeza parte do seu público está presente na rede. Dentre as diversas vantagens que o Facebook pode trazer, podemos destacar duas de enorme relevância:

Responda as dúvidas dos seu clientes, afinal comodidade e agilidade são pontos essenciais quando falamos em atendimento. Faça da página da sua empresa um meio para responder a dúvidas e interagir com seus clientes.

Seja visto por seu público, o Facebook te dá a possibilidade de expandir sua marca atingindo milhares de pessoas ao mesmo tempo. É possível alcançar clientes próximos da sua região e também clientes mais distantes do seu estabelecimento.

São inúmeras as vantagens que qualquer empresa independente de seu tamanho ou segmento podem conquistar com o meio digital. O importante é sempre focar em seu público-alvo, em como irá se comunicar e quais canais serão utilizados. Sempre alinhando sua presença online ao que o seu negócio propõe a entregar ao cliente.

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