SumOne Academy – Aula #1 Introdução ao Marketing Digital para o mundo físico

O Marketing é uma das formas mais sustentáveis e fortes de um negócio crescer a atingir seus objetivos. Grandes e-commerces e negócios nativamente digitais já sabem de cor e salteado o quanto o marketing é importante, e sobretudo o que tem que ser feito para que ele gere resultados positivos para a empresa. Infelizmente isso deixa de ser uma verdade quando passamos a falar de negócios do varejo e prestadores de serviços nativamente do mundo físico.

O que vemos são muitos empresários que iniciam as atividades de suas empresas a partir de um sonho de vida, ou uma habilidade muito específica no que fazem, como restaurantes, lojas de vestuário, pet shop entre outros. Mas com o passar do tempo esses empresários acabam se deparando com dificuldades em operar o seu negócio do ponto de vista de finanças, pessoas, gestão, sobretudo marketing.

Entendendo essa necessidade dos empresários de negócios físicos de compreender e saber como fazer marketing de eficiência em seus negócios, a SumOne em parceria com o De Trás do Balcão está lançando gratuitamente um curso básico de marketing para negócios físicos, com o objetivo de ajudar esse mercado a se desenvolver e movimentar a economia.

O curso terá o total de 10 módulos que serão divididos em vários vídeos disponibilizados no Youtube da SumOne. Os assuntos abordados no vídeo permeiam temas como aquisição de clientes, conversão, diagnóstico, ferramentas, comunicação e outros.

O primeiro vídeo já foi lançado, e traz uma introdução ao Marketing Digital para o mundo físico. Confira abaixo o resumo desta aula e o vídeo completo.

Porque que fazer marketing no varejo?

Muitos podem ser os motivos que uma empresa escolhe fazer marketing. Entretanto todos eles acabam convergindo em um caminho final único – vender mais e trazer crescimento para o seu negócio.

Como definir uma estratégia de marketing?

Para definir uma estratégia de marketing você deve antes de tudo, pensar em qual seu objetivo com a estratégia que quer aplicar. Branding, fazer uma campanha de vendas específica, trazer mais clientes, etc. Depois de ter essa resposta em mente, você conseguirá definir o seu foco.

No objetivo final que é faturar mais, você terá sucesso através de dois caminhos – aumentar o TM ou TC do seu negócio.

Se essas palavras forem novas para você não se assuste, falaremos a seguir sobre elas.

O que é TM ? Como aprimorar

Ticket-Médio é a média de quanto o seu cliente gasta na sua loja. Para aumentar o TM do seu negócio você deve buscar formas com que o cliente gaste mais do que o valor habitual.

Algumas dicas para aumentar o seu TM são:

Aumentar o preço do seu produto ou serviço. O que muitas vezes pode ser arriscado, o cliente pode acabar optando por não mais comprar na sua loja.

Fazer upsell, que é agregar outros tipos de serviços/produtos ao seu negócio, de forma com que o cliente gaste um pouco mais na sua loja. Tendo um pet shop como exemplo, você pode oferecer um serviço de banho e tosa e aprimorar a venda com um banho perfumado.

Fazer cross-sell, nada mais é do que vender outros produtos que possam ser atrativos para esses clientes. Usando o exemplo do pet shop, você pode oferecer serviço de banho e tosa e incluir produtos que sejam de interesse do cliente, como uma ração, coleira, etc.

O que é TC? Como aprimorar

Ticket-Caixa é o número de pessoas que vão a sua loja. Para aumentar o TC da sua empresa, você pode atrair novos clientes ou procurar reter os clientes que já frequentam seu negócio.

Pensando nas duas formas, temos como estratégias.

Atrair novos clientes:

Fazer publicidade, outdoor, panfleto, facebook, google, são inúmeras as formas de divulgação. O mais importante é buscar compreender em qual canal o seu cliente está presente.

Resgatar antigos clientes que já visitaram sua loja, e procurar entender que motivo não voltaram mais a sua empresa.

Trazer para seus clientes a melhor experiência possível com a sua loja, e fazer com que esses clientes façam parte da divulgação do seu negócio.

Reter os clientes atuais:

Ter um canal de relacionamento com esses clientes, procurando saber quais são suas preferências, o que os fazem ir até a sua loja, o que ele acha do atendimento e utilizar disso para aprimorar seus serviços.

Criar programas de fidelização, criando um vínculo entre sua loja e o cliente em uma relação de ganha-ganha.

Promover ofertas direcionadas ao seu cliente, com sugestões de produtos e ofertas atrativas para seu cliente.

Conclusão

Para ter sucesso em suas estratégias, você tem que escolher o seu foco. Muito embora tenha que fazer um pouco de cada estratégia.

Se o seu negócio tem recorrência, ou seja, o cliente vai até sua loja com certa frequência, seu foco deve ser na retenção. A probabilidade de vender para um cliente antigo é de 60% a 70% de chance, enquanto a probabilidade de vender para um novo cliente é de 5% a 20% de chance.

Se o seu negócio tem consumo pontual e não tem recorrência, ou seja, você vende para o mesmo cliente menos de uma vez por ano, seu foco precisa ser na aquisição.

Se você escolheu retenção, tem que começar a cadastrar e a criar um canal de comunicação com os seus clientes urgentemente.

Se você escolheu aquisição, tem que começar a entender quais são os principais meios de trazer clientes para seu negócio e mensurar.

Confira abaixo o vídeo completo do SumOne Academy com a Introdução ao Marketing Digital para o mundo físico.

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