Vale a pena abrir um pet shop?

Vale a pena abrir um pet shop?

Antes de abrir qualquer negócio você precisa pesquisar sobre o mercado que a sua futura empresa vai estar inserida. Em uma pesquisa feita em 2016, a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), confirmou que no ranking mundial, o Brasil é um dos países que mais se destaca na área, sendo dono do terceiro lugar em faturamento total. No mesmo ano em que o estudo foi apresentado, o setor conquistou 19 bilhões de reais. Sendo que esse número foi o menor registrado pelo mercado nos últimos 6 anos. A expectativa é de que em pelo menos 5 anos, aconteça um aumento de 1,7% por ano. Tornando o pet shop em um dos negócios mais lucrativos que existem hoje!

O que se oferece em um pet shop?

A definição de um pet shop é de uma loja que comercializa produtos de uso veterinário e animal. Podendo oferecer outros serviços para os pets como banho e tosa. Ou seja, você pode vender shampoos, coleiras, brinquedos, serviços como banho e passeios, entre outros. Apenas tome cuidado com as leis regionais de onde o seu estabelecimento está localizado. Em alguns estados existem leis específicas sobre a comercialização de medicamentos em pet shops.

No roteiro de inspeção de estabelecimento veterinários do governo brasileiro existem perguntas como um checklist do que deveria ter em um pet shop e o que vai ser avaliado quando forem inspecionar o seu negócio. Da organização da sua empresa até os aposentos dos animais, tudo deve ser pensado e planejado. Observe os seus concorrentes, seus preços, serviços e diferenciais para entender como você pode proceder no seu plano de negócio.

Investimentos

Mesmo se tratando do mesmo tipo de negócio, os custos para abrir e manter um pet shop podem variar consideravelmente. Algumas necessidades de gastos não mudam, o que muda são os seus valores. Por exemplo as despesas com funcionários que devem ser pelo menos 3: um veterinário, um tosador e um atendente. Os equipamentos utilizados podem variar o valor de acordo com a qualidade do produto que você escolhe trabalhar, como instrumentos para banho e tosa, gaiola de transporte e alojamentos para os animais, mesas adequadas, entre outros.

Para um pet shop simples, que gasta com ações de marketing, tem um estoque de produtos preparado e possui um capital de giro baseado no investimento, os gastos podem variar de 40 à 90 mil reais.
Custos com reformas do local também podem influenciar muito no valor total do seu investimento. Assim como oferecer serviços que talvez a sua concorrência não ofereça, como buscar e levar os cachorros e gatos, entrando no seu orçamento gastos com o deslocamento por exemplo.

Como acho uma localização adequada?

É comum um empreendedor ser dono de uma casa ou uma sala comercial e pensar em abrir um negócio naquela localização por não precisar pagar aluguel. Mas antes de abrir um pet shop você precisa verificar se o local permite a abertura desse tipo de empreendimento.

A localização pode ser o ponto chave do seu negócio. Escolha um local que seja de fácil acesso e visível para as pessoas que passam e confira as necessidade do seu público-alvo. Para um negócio desse porte, é importante saber que o público está localizado em um raio de 14km do seu estabelecimento, assim como os seus concorrentes. Com isso você consegue descobrir se vale a pena montar um pet shop na região que você pretende. Uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo é a De Olho na Concorrência, que faz uma análise geral de todos os seus concorrentes no raio de 14km e te mostra uma comparação entre você e eles, apresentando uma média de horário de funcionamento, avaliação do público, entre outras informações.

Quais cuidados devo ter com o espaço?

Um pet shop deve ter espaço suficiente para comportar as instalações necessárias. Como por exemplo canis, salas de banho e tosa, local para expor produtos, sala de espera. Por lidar não apenas com pessoas mas principalmente com animais, um pet shop possui regras específicas de higiene e iluminação. Fique atento a essas regras e a todos os detalhes que possam interferir no seu empreendimento.

Um diferencial que você pode apostar é ter mais de 5 vagas para estacionar carros. Raramente vemos pet shops com muitas vagas no estacionamento, isso quando há um.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE, no Brasil temos aproximadamente 30 milhões de cães e 15 milhões de gatos. Nos fazendo a segunda maior população de cães e gatos no mundo e que ainda vêm crescendo cerca de 5% por ano! Ou seja, o pet shop além de ser um negócio lucrativo, é visto como um mercado consolidado.

Aposte em uma pesquisa sobre como esse mercado funciona na sua cidade. Faça um planejamento do seu negócio elaborando estratégias e nunca esquecendo de fazer cursos na área para estar sempre atualizado.

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