Você conhece seu cliente?

Você conhece seu cliente?

Durante muitas nos anos, a relação entre os clientes e os donos de loja era muito próxima. Afinal, os estabelecimentos que faziam ofertas não eram tão numerosos e as pessoas faziam suas compras nos mesmos lugares, principalmente nos estabelecimentos comerciais dos bairros. Com isso, era muito mais fácil conhecer o cliente, saber das suas preferências e oferecer sempre aquilo que ele queria.

Com o passar do tempo, o crescimento das cidades e o avanço das tecnologias, esta relação acabou mudando radicalmente. No entanto, depois de um período de afastamento e um contato mais impessoal, o setor do varejo tem se esforçado intensamente para estreitar novamente os laços com os seus clientes, conhecê-lo cada vez melhor e oferecer exatamente aquilo que ele deseja.

A importância de conhecer o seu cliente

Com o título deste post queremos que você faça pergunta a si mesmo: “eu conheço o meu cliente?”. Se você ficou em dúvida sobre a resposta, é hora de reavaliar e investir seus esforços neste ponto. Conhecer o cliente é a base para o sucesso do seu negócio.

Para conquistar clientes você precisa saber encantá-los. Uma relação mais pessoal, um atendimento personalizado e a dedicação verdadeira a cada cliente são alguma das formas de encantar os consumidores. Contudo, isso só pode acontecer se você conhece bem as pessoas que frequentam o seu estabelecimento.

Para conhecer o cliente é preciso retomar algumas práticas de antigamente, que apesar de parecerem medidas simples, impactam diretamente na fidelização e, consequentemente, no sucesso do seu negócio.

Encantar para fidelizar

A ideia de um programa de fidelização acabou se tornando um sinônimo dos cartões de fidelidade ou pequenas vantagens. No entanto, essa é uma ideia muito reduzida do que pode ser feito para a fidelização dos seus clientes.

Para reter o cliente, você precisa ir além de pequenas ações isoladas. É fundamental pensar cada vez mais na integração entre o seu ponto de venda físico e a sua presença online, seja com o e-commerce ou pelas redes sociais.Todos estes canais precisam estar interligados e evoluírem no mesmo ritmo para a sua loja se tornar cada vez mais atraente para o seu consumidor.

Se você pode tornar o atendimento mais ágil a partir de ferramentas disponíveis nas redes sociais, porque não investir nisso? Assim como, criar promoções específicas aos clientes de acordo com as suas preferências. Isso pode ser feito com o envio de um email avisando, uma mensagem ou por aplicativos que permitem este estreitamento com a sua clientela.

Entenda o seu cliente

Para garantir a fidelização, não basta apenas conhecer mais sobre o seu cliente. É preciso entendê-lo e saber suprir todas as suas demandas. Para isso, é preciso analisar os dados que a sua clientela te oferece, seja por observação, por pesquisas ou pelos relatórios das redes sociais.

Conhecendo os gostos e preferências, você saberá que tipo de promoção oferecer, quais sugestões dar e como surpreendê-lo. Mais do que pontos no cartão, o seu cliente quer viver experiências interessantes. Isso pode ser feito com a sugestão de uma receita que combina com aquele vinho que ele sempre compra, o aviso de promoção naquele ingrediente favorito entre muitas outras possibilidades.

Com tantas ofertas disponíveis no mercado, é cada vez mais importante conseguir encantar o cliente. Só assim, você conseguirá descobrir mais sobre cada um deles, encantar e fidelizá-lo.

 

Descubra mais sobre como atrair clientes no De Trás do Balcão e potencialize o seu negócio.

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS