• Home
  • Finanças
  • Você mede a Lucratividade do seu Negócio? E a Rentabilidade?

Você mede a Lucratividade do seu Negócio? E a Rentabilidade?

Você mede a Lucratividade do seu Negócio? E a Rentabilidade?

Vivemos hoje um período de grande instabilidade econômica, que aumenta a necessidade de controle financeiro dos negócios. O capital de giro está cada vez mais escasso, e precisa ser controlado mais de perto. Dois indicadores que ajudam a medir a saúde do seu negócio, e a geração de capital, são a Lucratividade e a Rentabilidade. Mas o que são esses indicadores? Quais as diferenças entre eles? E qual a sua importância para o negócio?

Lucratividade

Em termos gerais, a lucratividade vai dizer se a operação de um negócio está gerando lucro ou não, e quanto de lucro ou prejuízo está sendo gerado em um período.

Analisando, por exemplo, um mês de operação de um negócio, calcula-se o valor total de vendas (Receita Total), subtrai-se os impostos (Impostos sobre Vendas – ICMS, ISS, PIS/COFINS, Simples Nacional; e Impostos sobre resultado – IRPJ e CSLL), e custos e despesas ocorridos naquele mês (Folha de Pagamento, Aluguel, Compras de Matéria-Prima e produtos gerais, e demais custos e despesas do negócio). Teremos então o Lucro Líquido do mês em questão.

Para calcular a Lucratividade, basta dividir o Lucro Líquido pela Receita Total, e multiplicar por 100 para chegar ao valor percentual, de acordo com as fórmulas abaixo:

LUCRO LÍQUIDO = RECEITA TOTAL – DEDUÇÕES (IMPOSTOS) – CUSTOS & DESPESAS

LUCRATIVIDADE (%) = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA TOTAL) x 100

Dessa forma, vamos saber a capacidade do seu negócio gerar capital de giro. E se o negócio está tendo uma lucratividade muito baixa, ou não está tendo lucratividade? Há duas formas para aumentar a lucratividade de um negócio: aumentando as vendas ou reduzindo os custos e despesas.

Rentabilidade

A rentabilidade relaciona o lucro de um negócio com o investimento realizado na operação. Vamos agora comparar o lucro não mais com a receita, mas sim com o investimento realizado para viabilizar a operação.

Suponha que, para abrir uma loja, foi feito um investimento inicial em móveis, computadores, equipamentos e instalações. Somando todos esse valores, teremos o Investimento Total. Após o início da operação, teremos um lucro mensal, conforme explicado acima. Para calcular a rentabilidade, basta dividir o Lucro Líquido do período em questão pelo investimento total, e multiplicar por 100, para calcular o valor percentual, conforme fórmula abaixo:

RENTABILIDADE (%) = (LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL) x 100

O ideal é que antes de iniciar um negócio seja feito um planejamento da rentabilidade para que se possa saber quanto poderá ser investido, e de acordo com o Lucro esperado, em quanto tempo esse investimento terá um retorno. Caso o retorno projetado do investimento seja muito longo, podemos aumentar o lucro líquido na operação ou diminuir o investimento total realizado.

Fique de olho!

Após realizado o investimento inicial, é importante acompanhar a Lucratividade e comparar com os valores projetados inicialmente. Caso a lucratividade esteja abaixo do projetado, tem-se que trabalhar nos aumento de vendas ou redução de despesas.

Assim você consegue saber se o seu negócio está gerando capital de giro, e também o retorno do investimento realizado. Assim, consegue direcionar suas ações caso os números não estejam de acordo com o seu planejamento.

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS